Apaixonou-se na Internet? O amor da sua vida pode não existir!


Por em

Se quem gosta de brincar ao Catfish descobre isto, vai certamente andar a criar muitos perfis. Ah e nem precisa de andar a roubar fotos de ninguém. É que os sistemas de inteligência artificial já são capazes de criar faces humanas a partir do nada. Para além disso tudo isto acontece de uma forma totalmente avançada. É que nem tão pouco é possível distinguir as faces artificiais das faces reais. Isto é perigoso para quem procura o amor

Na Internet há muitos perigos, especialmente para quem procura o amor da sua vida online. 

Os deepfakes, ou a utilização da inteligência artificial e aprendizagem de máquina para colocar rostos de celebridades nos corpos de outras pessoas, é uma questão muito quente na comunidade tech. Ainda mais preocupante é um novo website que mostra o simples que isto é. Um simples algoritmo tem a capacidade de criar retratos de pessoas que na realidade não existem.

amor da

O site ThisPersonDoesNotExist.com, partiu da ideia do engenheiro de software da Uber, Phillip Wang.

Ele utilizou a tecnologia generative adversarial network (GAN) da Nvidia denominada StyleGAN para criar uma nova imagem facial a partir do zero.

Os resultados são indistinguíveis das imagens autênticas. Claro que ocasionalmente neste site, podem encontrar uma imagem gerada com alguns artefatos. Para além disso, se olhar atentamente, por vezes são notórios dentes fora do vulgar com descoloração ou mancha aleatória.

amor da

Ainda assim, para uma tecnologia recente os resultados são impressionantes. Por outro lado, claro que assusta. É que o pensamento comum é. Se é “fácil” gerar uma cara falsa, não demorará muito até que seja possível criar outras coisas falsas.

Na realidade é cada vez mais difícil confiarmos no que está à volta…

No Facebook e noutras redes sociais existem cada vez mais perfis falsos, com os mais variados interesses. Com a mistura da inteligência artificial estas esquemas podem ser ainda mais difíceis de detetar e será mais fácil sermos enganados.

O que poderá a fazer inteligência artificial no futuro? Será que com a evolução da tecnologia teremos uma espécie de Terminator à solta? Só o tempo o dirá.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Sony Xperia L3: as especificações, renderizações e preço

Novo iPad P…. Oops! Samsung Tab S5e: O mais leve e o mais fino

Seguinte