AMD confirmou! Zen 4 baseado no processo de 5nm (otimizado)

No final de 2021, muito foi dito acerca de uma possível ‘fuga’ da AMD para as linhas da Samsung, de forma a conseguir aumentar as margens de lucro, e claro, não ter de lidar com a sempre limitada quota de produção da TSMC.

Afinal de contas, a TSMC é fabricante de semicondutores mais desejada do planeta, e por isso, nem sempre é fácil conseguir delinear um calendário de lançamentos, quando há tantos cães (com dinheiro) a um osso. Aliás, até a Intel tem agora contratos assinados com a TSMC, por isso, seria de esperar, que com uma parceria cada vez mais próxima com a Samsung, que a AMD se mudasse de malas e bagagens, ou que pelo menos, dividisse a produção.

Mas não! Parece que a aliança entre a AMD e a TSMC nunca esteve tão forte. Por isso mesmo, os próximos Ryzen de nova geração, vão ser baseados nas linhas de 5nm mais avançadas da gigante TSMC.

AMD confirmou! Zen 4 baseado no processo de 5nm (otimizado)

zen 4 baseado

Portanto, durante a CES 2022, a CEO da AMD (Dra. Lisa Su) confirmou que para se manter competitiva, a empresa vai continuar a contar com as linhas da TSMC. Desta vez, com um processo de 5nm otimizado para a arquitetura Zen 4, que pelos vistos, vai chegar ao mercado em versões 2D mas também 3D. (Com e sem 3D VCache).

Antes disso, ainda vamos ter produtos baseados nos 6nm da mesma TSMC, mais concretamente, novas placas gráficas RDNA2, e provavelmente, um refresh aos Ryzen 5000.

Entretanto, de forma a garantir encomendas, e ter alguns fundos para pesquisa e desenvolvimento, até agora, a TSMC já aceitou pagamentos adiantados da AMD, Apple, NVIDIA e Qualcomm, no valor de 5.44 mil milhões de dólares.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Boa jogada por parte da AMD? Ou seria igualmente bom, ou melhor, optar pela AMD, e passar as poupanças para o consumidor?

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!