AMD confirmou! Zen 4 baseado no processo de 5nm (otimizado)

No final de 2021, muito foi dito acerca de uma possível ‘fuga’ da AMD para as linhas da Samsung, de forma a conseguir aumentar as margens de lucro, e claro, não ter de lidar com a sempre limitada quota de produção da TSMC.

Afinal de contas, a TSMC é fabricante de semicondutores mais desejada do planeta, e por isso, nem sempre é fácil conseguir delinear um calendário de lançamentos, quando há tantos cães (com dinheiro) a um osso. Aliás, até a Intel tem agora contratos assinados com a TSMC, por isso, seria de esperar, que com uma parceria cada vez mais próxima com a Samsung, que a AMD se mudasse de malas e bagagens, ou que pelo menos, dividisse a produção.

Mas não! Parece que a aliança entre a AMD e a TSMC nunca esteve tão forte. Por isso mesmo, os próximos Ryzen de nova geração, vão ser baseados nas linhas de 5nm mais avançadas da gigante TSMC.

AMD confirmou! Zen 4 baseado no processo de 5nm (otimizado)

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, durante a CES 2022, a CEO da AMD (Dra. Lisa Su) confirmou que para se manter competitiva, a empresa vai continuar a contar com as linhas da TSMC. Desta vez, com um processo de 5nm otimizado para a arquitetura Zen 4, que pelos vistos, vai chegar ao mercado em versões 2D mas também 3D. (Com e sem 3D VCache).

Antes disso, ainda vamos ter produtos baseados nos 6nm da mesma TSMC, mais concretamente, novas placas gráficas RDNA2, e provavelmente, um refresh aos Ryzen 5000.

Entretanto, de forma a garantir encomendas, e ter alguns fundos para pesquisa e desenvolvimento, até agora, a TSMC já aceitou pagamentos adiantados da AMD, Apple, NVIDIA e Qualcomm, no valor de 5.44 mil milhões de dólares.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Boa jogada por parte da AMD? Ou seria igualmente bom, ou melhor, optar pela AMD, e passar as poupanças para o consumidor?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.