AMD vs Intel – Ryzen 7000 vão ser melhores com a RAM DDR5

Caso não saiba, apesar do facto de a Intel ter chegado primeiro ao PCIe 5.0 e memória RAM DDR5. A verdade é que a AMD parece estar mais bem preparada para tirar partido destes padrões de nova geração.

Afinal de contas, apenas agora começámos a ver algumas movimentações no mundo do armazenamento, como tivemos a oportunidade de ver nos últimos dias (Link). E na parte da memória RAM, a AMD parece pronta a conseguir aproveitar de forma mais significativa, as capacidades dos chips DDR5.

AMD vs Intel – Ryzen 7000 vão ser melhores a aproveitar a RAM DDR5

ryzen

Portanto, caso não saiba, os Intel Core 13000 ‘Raptor Lake-S’ vão chegar ao mercado na mesma exata altura dos Ryzen 7000, com o mesmo exato suporte aos padrões PCIe 5.0 e RAM DDR5. No entanto, em termos de compatibilidade com os recentemente lançados módulos de memória RAM DDR5, as coisas vão ser um pouco diferentes. A AMD vai ter uma vantagem muito interessante!

Afinal de contas, segundo as especificações já listadas, os novos Intel Core 13000 vão suportar memória RAM DDR5 até aos 5200 MHz de forma nativa, isto enquanto os Ryzen 7000 vão ser capazes de elevar um pouco a parada até aos 5600 MHz. Uma diferença de apenas 8%, mas que no grande esquema das coisas, pode vir a fazer uma grande diferença, especialmente se formos olhar para o algoritmo de OC que a AMD está a preparar, bem como o EXPO, que é a resposta da AMD ao XMP da Intel. Curiosamente, ambas as gerações continuam a suportar memória DDR4, mas as fabricantes de motherboards já foram instruídas a esquecer o antigo padrão de memória.

Em suma, vamos ter uma rivalidade muito interessante entre a AMD e a Intel. É que apesar desta pequena vantagem da AMD, é inegável que vão existir outros campos, em que a Intel vai ser melhor. Agora é preciso saber, no geral, quem leva a taça para casa, e claro, que preços vamos ter de pagar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a AMD vai continuar com a sua tendência de crescimento face à Intel, ou vamos ver uma grande aposta da gigante azul dos microprocessadores?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.