AMD voltou a roubar uma (boa) fatia à Intel

O mercado está estranho para toda e qualquer fabricante, a procura está muito mais baixa relativamente ao passado recente, mas os produtos continuam caros, provavelmente demasiado caros para chamar a atenção dos consumidores. Ainda assim, a AMD foi novamente capaz de passar a perna à Intel.

AMD voltou a roubar uma (boa) fatia à Intel

AMD vs Intel, AMD, Intel, CPU

Portanto, de acordo com os dados mais recentes do mercado, via Mercury Research, a AMD voltou a ganhar quota de mercado contra a Intel. Ou seja, a AMD subiu de 27.7% no primeiro trimestre de 2022, para uns muito interessantes 34.6% nos mesmos meses de 2023. Por sua vez, no mesmo espaço de tempo, a Intel caiu de 72.3% para 65.4%.

Ou seja, a Intel continua a força dominadora do mercado de processadores x86, mas, já foi bem maior. Curiosamente, até no lado dos servidores, a AMD já parece gerar mais consenso, com a AMD a ganhar 6.3% para chegar aos 18% em 2023.

Parece pouco, mas este mundo sempre foi liderado pela Intel, por isso, ver a AMD a ganhar quota (quase) todos os trimestres, é obviamente importante, e interessante. Afinal, apesar de lento a adotar novas tecnologias, é um mercado importante e lucrativo. Sendo exatamente por isso que apesar de ter a performance e eficiência mais alta, só agora estamos a ver uma maior taxa de adoção de hardware AMD.

É provável que a história se repita ao longo ano, visto que a AMD está farta de lançar novos produtos, dentro das mais variadas gamas, mas a Intel está a esperar por alguma retoma económica no final de 2023 e início de 2024.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? O que tem no seu PC? Intel ou AMD? Está a pensar dar o salto para nova tecnologia? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também