AMD vai ter vantagem relativamente à Intel na nova geração

Caso não saiba, com o lançamento da nova geração de processadores Core 12000 por parte da Intel, além da troca de motherboard, vai também ter de trocar de cooler. É que a nova plataforma LGA1700 muda muita coisa, e como tal, não é compatível com as gerações passadas. (No entanto, algumas fabricantes de coolers estão a oferecer um kit de adaptação à nova plataforma!)

Pois bem, parece que no lado da AMD, que também vai ter uma mudança de plataforma, este problema simplesmente não existe.

AMD vai ter vantagem relativamente à Intel na nova geração

Portanto, caso não saiba, os processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 4 vão dar as boas vindas a uma plataforma completamente nova, de seu nome LGA1718, mais conhecida por AM5.

No entanto, parece que vamos ter compatibilidade com todos os coolers feitos a pensar para a plataforma AM4, que chegou originalmente ao mercado em 2017. Como é que sabemos isto? Tudo cortesia da fuga de informação por parte da Gigabyte, ou seja, informações 99% oficiais.

Infelizmente, nem tudo são boas notícias…

Apesar da mudança de socket, e de, finalmente, os pinos passarem para a motherboard, a verdade é que o mecanismo de retenção do processador vai continuar a ser exatamente o mesmo. O que garante a compatibilidade de virtualmente 100% dos coolers, mas também vai continuar a dar algumas dores de cabeça, quando o processador vier colado ao cooler, cada vez que decidiu desmontar a sua máquina.

A AMD vai chegar ao mercado depois da Intel!

Tudo isto é muito interessante, no entanto, enquanto a Intel vai lançar a sua nova gama de processadores ainda em 2021, de forma a acompanhar o lançamento do Windows 11 em Outubro~Novembro. A AMD vai lançar os seus Ryzen Zen 4 apenas no segundo ou terceiro trimestre de 2022.

Até lá, é muito provável que ainda exista uma gama de processadores Ryzen 6000, baseados na arquitetura Zen 3+.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já andava a fazer contas à vida? Partilhe connosco a sua opinião em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!