AMD vai ter uma vantagem interessante face à Intel

Como deve saber, tanto a Intel como a AMD estão a preparar o lançamento de uma nova geração de processadores para o final deste estranho ano de 2022.

Estamos obviamente a falar dos Intel Core 13000 (Raptor-Lake S), e Ryzen 7000 (Zen 4)! Processadores muito parecidos em muitos aspetos, mas claro, extremamente diferentes noutros, especialmente num muito interessante, que pode fazer a diferença a médio/longo prazo.

Afinal de contas, tudo indica que a AMD está a apostar um pouco mais no futuro.

AMD vai ter uma vantagem interessante face à Intel

AMD Intel

Portanto, com o aproximar do lançamento das novas gerações de processadores AMD e Intel, estamos também finalmente a conhecer algumas das especificações mais importantes de ambas as gamas.

Assim, enquanto os processadores Intel Raptor Lake continuam a apostar na memória DDR4 e DDR5, com uma melhoria no suporte ao novo standard (4800MHz -» 5600 MHz), tudo indica que o suporte ao padrão de armazenamento interno vai ser exatamente o mesmo. Ou seja, enquanto a AMD já vai apostar no suporte ao armazenamento SSD NVMe PCIe 5.0, a Intel vai continuar a apostar nos SSDs PCIe 4.0.

Algo que, pelo menos no imediato, não é um grande problema, visto que ainda nem temos SSDs PCIe 5.0 no mercado. Mas… A médio/longo prazo… Se por ventura quiser ter acesso à nova tecnologia, e preferir o lado da Intel, tudo isto significa que vai ter de mudar de processador e motherboard.

Nota do Redator: A nova plataforma Intel pode trazer suporte a SSD PCIe 5.0, na forma de um único slot NVMe, se as parcerias responsáveis pelas motherboards assim o entenderem. No entanto, as linhas de comunicação terão de ser subtraídas ao slot da placa gráfica principal. O que claro está, não é ideal, e poderá acabar por trazer algumas consequências para a performance do GPU.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que é algo com algum impacto? Ou os utilizadores não vão ligar muito a isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.