AMD vai ter placa gráfica 2.5x mais rápida que a RTX 3080 Ti!

Ainda estamos um bocadinho longe do lançamento de novas placas gráficas. Afinal, depois de quase 1 ano de dificuldades de produção, apenas agora estamos a começar a ver bom stock a chegar às lojas.

No entanto, vale sempre a pena saber o que temos à nossa frente… E pelos vistos, temos uma AMD pronta a bater o pé à NVIDIA! Como? Com uma arquitetura significativamente mais potente relativamente ao que temos agora no mercado, incluindo os modelos mais poderosos e mais caros.

AMD vai ter placa gráfica 3.5x mais rápida que a RTX 3080 Ti!

AMD, nVIDIA

Portanto, a arquitetura RDNA 3 ainda está um pouco longe, mas parece estar bastante à frente daquilo que a NVIDIA tem para oferecer no futuro imediato. Afinal de contas, com uma data de lançamento marcada para 2022, a AMD vai já apostar num design MCD ou MCM, ou seja, em vários chips dentro do mesmo ‘pacote’ (Multi-Compute Die). Por sua vez, a NVIDIA vai apostar nesta estratégia apenas em 2023.

Curiosamente, este tipo de design é muito similar ao que a AMD já faz nos seus processadores Ryzen (chiplets). Dito tudo isto, estas são as datas de produção para os novos GPUs MCD da AMD Radeon.

  • Navi31: Multi-Compute Die (MCD): Q4 2021
  • Navi32: Multi-Compute Die (MCD): Q4 2021
  • Navi33: Monolithic GPU (GPU ‘normal’): Q1 2022

Em suma, a AMD já está a preparar a produção de três GPUs, Navi 31, Navi 32 e Navi 33, com os dois primeiros a já serem baseados no novo tipo de design (MCD), enquanto último vai continuar a ser um design monolítico. Em termos de performance, com o GPU ‘mais fraco’, o Navi 33, vamos ter uma duplicação de performance relativamente à atual topo de gama Radeon RX 6900 XT!

Mas mais impressionante que isto, é mesmo o facto de os atuais ‘leaks’ e rumores sugerirem um aumento de performance entre os 200 e 300% para os GPUs mais poderosos da nova geração.

Entretanto, em termos de disponibilidade, apesar de a produção começar ainda em 2021, é muito provável que os primeiros produtos finalizados apenas sejam lançados na segunda metade de 2022. Mas lá está, isto pode mudar a qualquer momento.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acredita neste aumento de performance? Está entusiasmado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!