AMD vai levar benefícios do Smart Access aos velhos Ryzen 3000

Ao que tudo indica, o acesso ao Smart Access Memory ficou agora um pouco mais fácil, visto que depois de a Intel e NVIDIA terem entrado na corrida, a AMD decidiu abrir os portões da sua funcionalidades aos super populares Ryzen 3000, que por várias razões, tinham ficado de fora do lançamento original.

Muito resumidamente, o Resizable BAR vai chegar aos Ryzen 3000! Mas o que é isto?

Muito resumidamente, é uma funcionalidade do standard PCIe, que permite ao processador ter acesso à totalidade da memória da placa gráfica. É uma novidade que em alguns casos melhora drasticamente a performance em jogo. (Depende do jogo, visto que em alguns acaba por piorar a performance).



AMD vai levar benefícios do Smart Access aos velhos Ryzen 3000

Ryzen 3000 smart

Portanto, a AMD acabou de anunciar que a tecnologia vai deixar de ser exclusiva dos ainda muito recentes Ryzen 5000. Exclusiva? Sim! Caso já não se lembre, inicialmente, tinha de ter um CPU Ryzen 5000, uma board X570 e uma placa gráfica RX 6000 para ter acesso a todas as potencialidades da tecnologia.

Contudo, a NVIDIA e Intel foram muito rápidas a analisar a funcionalidade, e a anunciar que em boa verdade, o Smart Access Memory, era afinal algo que já estava presente no PCIe há vários anos. E que claro está, iria chegar às placas gráficas RTX 30, e grande maioria dos processadores Intel em 2021.

Dito tudo isto, com o suporte dos ‘velhos’ Ryzen 3000, a AMD está a prometer um aumento de performance à volta dos 16%. O que é realmente muito curioso, visto que inicialmente, tanto a AMD como a NVIDIA, prometeram ~10%. Entretanto, alguns especialistas conseguiram aumentar o desempenho em certos jogos, em mais de 20%, o que é simplesmente fenomenal.

Contudo, este aumento não é ‘certo’. Ou seja, nem todos os jogos irão tirar partido da tecnologia… Aliás, alguns até podem ficar mais lentos. Por isso, a NVIDIA decidiu testar e ativar a funcionalidade ‘caso a caso’ através das suas drivers.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? A atualização para a introdução da funcionalidade nos velhos CPUs já começou a ser distribuída pelos fabricantes de motherboards. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também