Como deve saber, estamos muito próximos do lançamento de toda uma nova geração de produtos para o mundo dos computadores, especialmente no lado da AMD! Afinal, a gigante dos processadores e placas gráficas não só está pronta a lançar as suas novas Radeon RX 7000, como também se está a preparar para dar um salto na sua plataforma base, de forma a dar vida aos seus novos processadores Ryzen 7000.
Sim, estamos obviamente a falar no salto para as motherboards AM5! Que pelos vistos, vai contar desde muito cedo com alternativas de gama média extremamente interessantes.
Afinal, enquanto a AMD, e claro, também a Intel, sempre gostaram de cortar especificações e funcionalidades nas suas gamas médias, tudo indica que em 2022, a AMD vai fazer uma forte aposta no seu ecossistema. Ao fim ao cabo, as novas motherboards B650 e B650E da ASRock parecem simplesmente brutais!
AMD vai fazer uma aposta muito forte na gama média!
Portanto, hoje, o dia começou com um leak extremamente interessante relativamente aos chips AMD 600, com as motherboards ASRock a serem leaked até mais não.
Dito tudo isto, enquanto já sabíamos que o ‘E‘ do chipset X670E significava Extreme, o que neste caso concreto, significa PCIe 5.0 em todo o lado, ou seja, SSD e GPU, ao mesmo tempo. (O chipset mais barato X670 significa PCIe 5.0 apenas no SSD.)
Agora ficámos também a saber que as boards B650E vão tentar ‘roubar’ um pouco desta magia! Ao também suportar o novíssimo padrão PCIe 5.0, tanto para o SSD como para o GPU, ao mesmo tempo.
Contudo, apesar destas boas notícias, se quiser fazer OC a sério, vai ter sempre de olhar para as boards X670 e X670E. Ao fim cabo, é aqui que a AMD, e as suas parceiras, estão a apostar forte e feio, ao implementar o melhor material possível para aguentar as exigências dos novos processadores Ryzen 7000 (Zen 4).
Curiosamente, as novas motherboards X670 AM5 são mais baratas que as antigas X570 AM4!
Caso não saiba, Moore’s Law is Dead confirmou no mês passado que as novas motherboards AM5 foram desenhadas para serem poderosas, mas também mais eficientes no campo da produção. Por isso, dependendo do modelo em causa, é muito provável que as novas boards B650 cheguem ao mesmo preço das atuais B550. Já no caso das X670 e X670E, tudo dependerá dos ‘extras’ que cada parceira da AMD decidir implementar.
Contudo, é preciso ter em conta que as motherboards AM5 de gama média não vão chegar imediatamente no lançamento dos novos processadores Ryzen 7000. Primeiro chegam as boards mais caras, e apenas depois, passados alguns meses, vamos dar as boas vindas às primeiras B650.