A próxima grande jogada da AMD no mundo das placas gráficas já tem nome: UDNA. Esta nova arquitetura gráfica vai alimentar não só as futuras gráficas da gama Radeon, como também as consolas da próxima geração da PlayStation e Xbox.
As promessas são ambiciosas! Mais 20% em rasterização, e o dobro da performance em ray tracing e inteligência artificial.
AMD UDNA vai ser o segredo das novas PlayStation e Xbox
Toda a informação vem do conhecido leaker Kepler_L2, que tem um bom histórico neste tipo de novidades. Onde fica bem sublinhado que, tanto a PlayStation 6 como a próxima Xbox vão partilhar esta nova base gráfica, centrada no desempenho em ray tracing e capacidades de IA. Duas áreas cada vez mais cruciais no gaming moderno.
Ainda é cedo para cravar datas ou specs finais, mas a fasquia está alta. E precisa de estar, visto que a atual geração de consolas foi extremamente desapontante.
Mais potência em menos espaço?
O ganho de 20% em rasterização por unidade computacional é um salto muito respeitável face ao RDNA 4, que já foi um avanço considerável sobre o RDNA 3. Mas isso é apenas uma parte da equação. A AMD também quer aumentar o número total de CUs (Compute Units) nos novos chips.
Para comparação, a PS5 Pro já tem 60 CUs, enquanto a Xbox Series X conta com 56. A nova geração promete ir bem além disso.
Na gama atual, por exemplo, a Radeon RX 9070 XT traz 64 CUs baseados na arquitetura RDNA 4, e mesmo com menos unidades que as topos de gama RDNA 3, consegue resultados muito sólidos em ray tracing e IA.
Ora, se a UDNA vai duplicar esses dois domínios, estamos a falar de um salto geracional real, não apenas um ajuste de números.
O futuro é… IA
Com cada vez mais jogos a apostar em técnicas de ray tracing avançado e sistemas de upscaling com geração de frames (como DLSS ou FSR), faz todo o sentido que a AMD esteja a apostar forte nestas frentes.
A UDNA deve trazer melhorias significativas nestes campos, apoiadas em novos motores de aprendizagem automática e redes neurais. O objetivo? Melhor qualidade de imagem, mais fluidez e uma experiência mais consistente.
A AMD já mostrou algum do potencial desta tecnologia na sua nova solução FSR 4 Redstone, que promete levar o upscaling a um novo nível. Tudo indica que isto será apenas o início de uma nova abordagem da marca no campo gráfico.
Para já, nada disto é oficial, mas parece cada vez mais certo que a guerra das consolas e das gráficas de nova geração vai ser travada com armas bem diferentes das que temos hoje. A AMD quer voltar ao ataque, e se a UDNA cumprir o que promete, vai dar luta à NVIDIA onde mais lhe dói, e ainda bem que assim é.