Como deve saber, o chipset X570 que dá vida a todas as motherboards de gama alta do mundo AMD Ryzen chegou ao mercado originalmente em 2019. Isto de forma a receber os Ryzen 3000 baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm.
Entretanto, de forma surpreendente, a AMD decidiu não lançar uma nova versão do chipset em 2020, altura em que lançou os Ryzen 5000 baseados na arquitetura Zen 3. Preferindo apenas lançar o chipset B550 para a gama média, ao mesmo tempo que manteve o X570 como ‘topo de gama’.
No entanto, agora parece que vamos ter uma espécie de ‘refresh’! Com alguns rumores a apontar também no lançamento de um refresh à arquitetura. Será que vamos ter processadores baseados na arquitetura Zen 3+?
AMD tem motherboards X570S a caminho! Mas porquê?
Portanto, a Gigabyte tem agora oito novas motherboards X570S na base de dados da EEC. Confirmando assim o seu iminente lançamento.
Ainda não sabemos se estas boards são um simples refresh para simplificar o chipset e tornar a placa mãe mais eficiente e silenciosa, ou se está tudo a ser feito tendo em vista o lançamento de novos processadores na segunda metade do ano.
Entretanto, segundo o muito reputado VideoCardz, estas motherboards servem mesmo para dar as boas vindas aos novos processadores Zen 3+ ‘Warhol’. Contudo, de forma bastante curiosa, temos outro meio muito reputado (Moore’s Law is Dead) a disputar esta afirmação, afirmando por sua vez que o S significa ‘Silent’, servindo apenas para retirar a ventoinha das boards.
Aliás, Moore’s Law is Dead chegou a admitir que já não acredita muito no lançamento de um refresh da arquitetura. Especialmente agora que a Intel falhou em rivalizar de forma decente, com o recente lançamento dos processadores Core 11000.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.