AMD tenciona dominar o mercado de portáteis! Mas como?


Por em

A verdade é que a linha de processadores AMD Ryzen tem causado bastantes problemas à Intel.

Devido à sua performance e preços competitivos! Dito isto, a empresa tenciona agora saltar para o lucrativo mercado mobile com os seus APUs.

Com a sua nova linha AMD Ryzen Pro! Que pode muito bem dominar o mercado devido à sua solução gráfica integrada Radeon RX Vega.

Historicamente, os processadores Intel mobile sempre foram os escolhidos para os fabricantes de portáteis. Com apenas alguns modelos aqui ou ali a conter CPU ou APU proveniente da AMD.

No entanto, com o lançamento dos Ryzen no ano passado, as coisas começaram a mudar! Agora, devido a isso, vários fabricantes começaram a olhar para a AMD com outros olhos.

Prova disso são os Lenovo ThinkPad E485 e E585 que já contam com chips AMD Ryzen Pro.

Vamos então tentar perceber como é que a empresa planeia entrar no mercado mobile!

APUs AMD Ryzen Pro

AMD Ryzen Intel

A linha mobile de APUs Ryzen Pro, inclui o Ryzen Pro 2700U, 2500U e 2300U, que são os mesmos modelos que podemos encontrar nos já mencionados Lenovo ThinkPad E485 e Thinkpad E585.

Estes APUs vão competir diretamente com a linha mobile da Intel, que deverá chegar ao mercado na segunda metade do ano. Com os Intel Core i7-8559U, i5-8269, i5-8259U e i3-8109U.

AMD Ryzen Intel

Se compararmos ambas as ofertas da Intel e da AMD, podemos ver que em termos de núcleos e threads, são bastante semelhantes. Mas que em termos de frequência, a Intel tem a vantagem.

Por exemplo, o Ryzen Pro 2700U é um APU com 4 núcleos e 8 threads, com uma frequência base de 2.2GHz e um boost de 3.8GHz. Contra o Intel Core i7-8559U também com 4 núcleos e 8 threads, mas com uma frequência base de 2.7GHz e um boost de 4.5GHz.

Só com isto, podemos ver a diferença na frequência, em que o i7-8559U tem uma grande vantagem em relação à oferta da AMD.

O problema é que isto acontece em toda a linha de processadores.

À primeira vista, pode parecer problemático, porque aparentemente os APUs Ryzen Pro são mais fracos em comparação com os CPUs Intel mobile.

Mas estes Ryzen são ainda assim bem capazes de conseguir dominar o mercado no futuro próximo, prova disso é que os fabricantes de portáteis já os começaram a introduzir nos seus aparelhos.

Então… Como é que vão ser uma ameaça ao domínio da Intel !?

A resposta está no processador gráfico(iGPU)! A AMD vai dominar com os seus APUs!

Mas o que é um APU ?

  • É a solução da AMD com um CPU e GPU no mesmo chip! E como devem saber, a AMD é a dona da antiga ATI, a Radeon Tech. Responsável por placas gráficas como a RX 580 ou a RX Vega 64.

De uma forma muito simples, a jogada da AMD não é lutar com a Intel na velocidade de processamento! Mas sim oferecer um iGPU Radeon com um desempenho brutal a um preço muito apelativo no processador!

Afinal de contas, os processadores da Intel nunca foram conhecidos pela sua performance gráfica.

Tendo em conta que os APUs AMD Ryzen Pro contam com um GPU Radeon Vega, o consumidor vai certamente escolher o portátil que lhe oferece o pacote mais completo!

Esta é a grande razão do porquê da AMD se encontrar numa excelente posição para dominar o mercado mobile!

Os APUs AMD Ryzen têm uma vantagem clara sobre a Intel quando falamos de jogos!

Vejam por exemplo o Ryzen 3 2200G, que em comparação com o Intel i3-8100, ao usar o seu GPU Radeon Vega, cilindra completamente a oferta da Intel ao conseguir correr jogos pesados em definições gráficas ‘médias’ na resolução FullHD(1080p).


Nota do Redator: Basicamente, se um consumidor tiver 600/700 euros para comprar um portátil, vai certamente escolher a máquina que não se vai engasgar a jogar um jogo de League of Legends ou Fortnite.


A outra razão para o futuro domínio da AMD, é o preço!

Enquanto que a empresa ainda não anunciou os preços para a sua linha Pro. Se olharmos para os preços praticados no Desktop, vamos certamente ter excelentes ofertas em comparação ao que a Intel costuma fazer.

É que além disto baixar o preço do próprio portátil, os fabricantes também adoram poupar dinheiro! Por isso vão certamente fazer fila para encomendar estes chips à AMD.

Em suma, o consumidor vai olhar para um portátil com um APU superior e mais barato da AMD, em comparação a um sistema com processador Intel Mobile com menos performance e mais caro.

Parece óbvio quem irá ganhar não é ?

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Halo: Fireteam Raven – um novo Halo em versão arcade !

OnePlus 6 é assim tão rápido? Os testes dizem que sim!

Seguinte