AMD Ryzen 7 4700U: O primeiro APU com 8 núcleos físicos!

A AMD continua a apostar na sua gama de processadores Ryzen, aproveitando o facto da Intel parecer estar ainda um pouco ‘coxa’, sendo incapaz de responder à sua rival à altura e de forma atempada.

Aliás, a AMD começa agora a ver uma excelente oportunidade para apostar nos seus APUs!

Afinal de contas, estamos a falar de uma fabricante que é perfeitamente capaz de pegar num excelente CPU, complementado-o com um GPU integrado capaz de uma performance brutal em FullHD. Bem… Pelos vistos, é exatamente isso que está a acontecer nos laboratórios da empresa, com alguns indícios de um suposto AMD Ryzen 7 4700U a chegar à Internet aos poucos e poucos.



AMD Ryzen 7 4700U: O primeiro APU com 8 núcleos físicos!

APU

Portanto, a AMD vai finalmente voltar a apostar nos seus APUs, levando-os para o reino dos 7nm, onde podemos encontrar a arquitetura Zen 2.

Contudo, parece que para os gráficos, iremos continuar a contar com a ‘velhinha’ arquitetura Vega, em vez da mais recente Navi. (Ainda assim, o aumento na performance irá ser muito significativo).

Assim, apenas pelo nome, é fácil chegar à conclusão que o novo Ryzen 7 4700U é nada mais nada menos que o sucesso ao Ryzen 7 3700U. Chegando ao benchmark PCMark 10 com 8 núcleos, 2GHz de frequência base, bem como um boost bastante interessante de 4.2Ghz.

Além disso, parece que apesar de contar com o dobro dos núcleos de processamento… O TDP andará nos 15W, tal e qual como o Ryzen 7 3700U! Uma clara melhoria graças à utilização da arquitetura Zen 2 de 7nm.

Entretanto, quanto à performance, o Ryzen 7 4700U impressiona com os seus 8 núcleos, ficando à frente do seu antecessor em quase 20 pontos percentuais, o que é sem qualquer tipo de dúvida impressionante para um simples salto geracional.

Contudo, é provável que a AMD decida lançar um modelo Ryzen 9, como uma super aposta no mundo dos APUs!

Não seria totalmente descabido para a AMD, lançar um APU Ryzen 9 com um TDP um pouco mais alto, mas com níveis de performance bastante acima do que vemos aqui. Aliás, seria bastante simples apresentar o mesmo exato processador, com o multi-threading desbloqueado.

Seria uma oferta bastante interessante para o mercado. Especialmente quando olhamos para o passado e vemos que os 2200G e 2400G foram um autêntico sucesso no mercado budget.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário