AMD Ryzen 3000: Que motherboard escolher? X570 ou B450?

AMD Ryzen 3000: Que motherboard escolher? X570 ou B450? – É normal receber vários e-mails, ou mensagens no Facebook/Instagram com dúvidas em vários tipos de builds. Especialmente agora, que a AMD lançou os seus processadores Ryzen 3000 que estão a fazer um estrondoso sucesso no mercado, encostando a Intel à parede. (Algo que já não acontecia há mais de 10 anos!)



Dito tudo isto, uma das grandes dúvidas dos utilizadores, passa pela escolha da motherboard para acompanhar o novo Ryzen 3600, 3700X ou quem sabe 3900X (Vamos esquecer o Ryzen 7 3800X se faz favor.)

Qual é a melhor escolha para um PC Ryzen 3000? Uma motherboard B450 ou X570?

X570 ou B450, AMD, Ryzen

Em boa verdade, a resposta irá depender muito daquilo que quer fazer com o seu novo computador. Portanto, se quer um PC ‘normal’ apenas para jogar, pode optar por uma motherboard B450, X470 ou X570! Porque qualquer uma delas irá cumprir a sua missão.

Afinal de contas, algumas das grandes diferenças entre estas boards são as portas USB, velocidade destas, número de slots M.2 e suporte ao standard PCIe 4.0.

Assim, as motherboards B450 oferecem um ‘slot’ para drivers SATA e NVMe. Enquanto as boards X570 oferecem pelo menos dois ‘slots’, em que um deles irá ter suporte a velocidades PCIe 4.0. (O que irá abrir as portas para um mundo super rápido de SSDs PCIe 4.0). Similarmente, a boards B450 apenas oferecem uma entrada USB 3.1 de 10Gbps, enquanto as X570 oferece duas portas USB 3.2.

Contudo, se está a pensar fazer um OC sério, ou vai optar por um Ryzen 9 3900X ou no futuro um Ryzen 9 3950X… Eu sinto-me mais confiante a recomendar boards X570!

No entanto, qualquer uma delas irá suportar qualquer processador Ryzen de nova geração, sem grandes problemas. (Ainda assim, é sempre boa ideia verificar a lista de compatibilidade das boards B450). Aliás, o que não falta no YouTube são vídeos de utilizadores a instalar processadores Ryzen 9 3900X em motherboards A320 de gama baixa, a safarem-se sem qualquer problema.

Em suma, se o orçamento é limitado, e quer tirar a melhor performance possível do seu sistema, aconselho a compra de uma boa board B450! Investindo o dinheiro que poupa em mais RAM, ou numa placa gráfica mais rápida. Mas, se tem dinheiro para investir, e quer ter um sistema ‘Future Proof’, a compra de uma board X570 é uma boa ideia, apesar de não ser obrigatório.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!