A AMD anunciou oficialmente os seus planos para a linha de processadores Ryzen até 2020! O que inclui as arquitecturas Zen 2,3 e até Zen 5.
Já sabíamos que a empresa ia começar a testar a sua próxima arquitectura (Zen 2), com o processo de fabrico de 7nm ainda este ano. Começando imediatamente pelos processadores para servidores, que até têm um tempo de desenvolvimento bastante maior que os tradicionais CPUs para consumidores.
O que indica que a arquitectura Zen 2 está bastante avançada! E que se tudo correr bem, vamos ter processadores Ryzen 3000 nas nossas mãos por esta altura em 2019.
Dito isto, a arquitectura AMD Zen 2 está oficialmente completa, com a empresa a confirmar que já está a trabalhar afincadamente na Zen 3, baseada no processo de fabrico 7nm+.
Curiosamente, o arquitecto chefe de processadores da AMD anunciou no início do ano, que a sua equipa já estava a trabalhar na arquitectura ‘Zen 5’, que deverá ser baseada no processo de fabrico de 3nm da GlobalFoundries.
O que faz todo o sentido, visto que a empresa deverá saltar os 5nm para começar a trabalhar imediatamente nos 3nm.
Estes planos da AMD são extremamente agressivos! O que poderá querer dizer, que a empresa tem a plena noção de que a Intel não está tão forte como costuma, e que é o timing correcto para atacar o mercado com todas as forças!
- Como é que o atraso da Intel nos 10nm pode beneficiar a AMD ? – Clique aqui.
A AMD está a planear lançar já no próximo ano, processadores de 7nm! Isto enquanto a Intel não consegue sequer pegar nos 10nm!
Em suma, a AMD tem agora uma excelente oportunidade de atacar o lucrativo mercado de servidores. Com o seu excelente desempenho em multitasking! Aliado a um processo de fabrico mais avançado do que o da rival.
Isto para não falar no mais recente rumor…
Aparentemente a AMD vai aumentar o número de núcleos dos seus processadores Desktop! De um máximo de 8 para 16 no socket AM4.
Ou seja, os próximos Ryzen 7 deverão contar com 16 núcleos físicos, o que poderá querer dizer 32 threads!