Inicio Especiais AMD vai lançar processadores Ryzen com 16 núcleos em 2019?

AMD vai lançar processadores Ryzen com 16 núcleos em 2019?

A AMD anunciou oficialmente os seus planos para a linha de processadores Ryzen até 2020! O que inclui as arquitecturas Zen 2,3 e até Zen 5.

Já sabíamos que a empresa ia começar a testar a sua próxima arquitectura (Zen 2), com o processo de fabrico de 7nm ainda este ano. Começando imediatamente pelos processadores para servidores, que até têm um tempo de desenvolvimento bastante maior que os tradicionais CPUs para consumidores.

O que indica que a arquitectura Zen 2 está bastante avançada! E que se tudo correr bem, vamos ter processadores Ryzen 3000 nas nossas mãos por esta altura em 2019.

AMD

Dito isto, a arquitectura AMD Zen 2 está oficialmente completa, com a empresa a confirmar que já está a trabalhar afincadamente na Zen 3, baseada no processo de fabrico 7nm+.

Curiosamente, o arquitecto chefe de processadores da AMD anunciou no início do ano, que a sua equipa já estava a trabalhar na arquitectura ‘Zen 5’, que deverá ser baseada no processo de fabrico de 3nm da GlobalFoundries.

O que faz todo o sentido, visto que a empresa deverá saltar os 5nm para começar a trabalhar imediatamente nos 3nm.

Estes planos da AMD são extremamente agressivos! O que poderá querer dizer, que a empresa tem a plena noção de que a Intel não está tão forte como costuma, e que é o timing correcto para atacar o mercado com todas as forças!


  • Como é que o atraso da Intel nos 10nm pode beneficiar a AMD ? – Clique aqui.

A AMD está a planear lançar já no próximo ano, processadores de 7nm! Isto enquanto a Intel não consegue sequer pegar nos 10nm! 

Em suma, a AMD tem agora uma excelente oportunidade de atacar o lucrativo mercado de servidores. Com o seu excelente desempenho em multitasking! Aliado a um processo de fabrico mais avançado do que o da rival.

Isto para não falar no mais recente rumor…

AMD

Aparentemente a AMD vai aumentar o número de núcleos dos seus processadores Desktop! De um máximo de 8 para 16 no socket AM4.

Ou seja, os próximos Ryzen 7 deverão contar com 16 núcleos físicos, o que poderá querer dizer 32 threads!

Claro que tudo isto não passa de um rumor… mas seria algo extraordinário! E talvez tudo aquilo que o mercado precisa para meter a rivalidade Intel vs AMD novamente ao rubro!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

iPhone 12 vs iPhone 12 Pro: mais semelhanças que diferenças!

O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro têm muito mais em comum e quase nenhuma das diferenças que estavam presentes nas gerações anteriores....

Xiaomi Mi Band 5 e 4 recebem novidade para medir temperatura!

A Xiaomi está a trabalhar num update que vai permitir medir a temperatura na Mi Band 5. O mesmo acontece com a Amazfit e...

MIUI 12: atualização está a deixar os utilizadores furiosos!

O MIUI 12 é sem dúvida uma excelente interface. Não só pelo grande desempenho mas também pelas funcionalidades que disponibiliza ao utilizador. No entanto,...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

O Android está a copiar a Apple, ou a Apple está a copiar o Android?

Existe, e muito provavelmente vai sempre existir, uma guerra entre os sistemas operativos das gigantes Apple e Google, a tão badalada Android vs iOS....