Aparentemente a AMD está pronta a adotar novos standards para servidores e centros de dados, com a sua arquitectura de nova geração Radeon Vega 20.

AMD vai utilizar o standard PCIe 4.0 na nova geração de placas gráficas Radeon Instinct Vega 20.

De acordo com as últimas drivers Linux, os engenheiros da Radeon Technology Group estão a trabalhar afincadamente para implementar suporte a velocidades PCIe 4.0 para as suas próximas placas gráficas.

Para quem não sabe o que isto significa, o PCIe 4.0 duplica a largura de banda em relação ao actual PCIe 3.0, oferecendo 16 GT/s de bit rate, e aumentando a largura de banda total para 64 GB/s (x16).

Isto cai em linha com alguns leaks de slides que temos visto da AMD, que revelaram que o standard PCIe 4.0 seria implementado nas novas gráficas Vega 20 que seriam lançadas no fim de 2018.

Baseadas no processo de fabrico de 7nm, o novo GPU Vega 20 irá oferecer 2x a densidade num chip mais pequeno que o actual Vega 10. Em paralelo, vai ainda ser 2x mais eficiente devido a maturação do processo e melhorias arquitecturais! Em suma, com todas estas melhorias, a AMD está agora a planear vários lançamentos baseados na tecnologia.

Contudo, o PCIe 4.0 ainda está muito longe de chegar ao mercado de consumidores!

AMD Radeon Vega 20 PCIe 4.0

Ao ler isto pode pensar que vai ter de mudar de motherboard dentro de muito pouco tempo… Mas fique descansado, a implementação desta tecnologia ainda é demasiado cara para levar para o mercado de consumo.

Segundo o EETimes, o custo associado com uma plataforma PCIe 4.0 apenas faria sentido para centros de dados ou centros de computação avançada, e mesmo aí, teriam de existir muitas mudanças.

É que enquanto a velocidade de transferência aumenta, a qualidade do sinal baixa! Por isso, os aparelhos e componentes precisam de ser implementados cada vez mais perto uns dos outros. Por exemplo, com PCIe Gen 1.0, o sinal mantinha força até 50cm. Com boards PCI 4.0, isto baixa para 10cm! Sendo assim necessário extensões e chips amplificadores de sinal.

O que acha disto? Será que finalmente as placas gráficas vão dar outro salto qualitativo?

  • Radeon Vega Pro chegou à Internet! – Clique aqui.
  • AMD Vega 20 de 7nm com 32GB de memória HBM2 na Computex! – Clique aqui.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.