AMD Radeon Navi 21 XTXH? Nova placa topo de gama a caminho?

Como deve saber, a AMD lançou recentemente a sua gama de placas gráficas Radeon “Big Navi” RX 6000 para ir de encontro às também muito recentes placas NVIDIA GeForce RTX 30. Aliás, esta foi a primeira vez em muitos anos que a AMD foi capaz de bater o pé à rival… No entanto, parece que a coisa não vai ficar por aqui.



AMD Radeon Navi 21 XTXH? Nova placa topo de gama a caminho?

Navi 21 XTXH

Portanto, caso não saiba, as atuais placas gráficas AMD Radeon 6000 são baseadas nos GPUs Navi 21 XL (RX 6800), Navi 21 XT (Radeon RX 6800 XT) e Navi 21 XTX (Radeon RX 6900 XT). No entanto, hoje ficámos a saber que existe um outro GPU ainda não lançado, denominado de Navi 21 XTXH, que pela lógica de nomes da AMD, poderá ser uma versão ainda mais apetrechada em relação à atual RX 6900 XT.

Ou seja, o GPU mais poderoso da atual gama é o Navi 21 XTX com 80 unidades de computação o que corresponde a 5120 shader cores. Por isso, o novo gpu Navi 21 XTXH poderá ser uma nova versão com mais CUs, de forma a rivalizar com a nova RTX 3080 Ti que deverá ser anunciada nos próximos dias. Entretanto, também é possível que o ‘H’ significa uma versão menos poderosa da placa, como uma RX 6900 (sem o XT).

Temos de esperar para perceber… Mas uma coisa é certa, a AMD tem algumas armas na mão para responder às ‘Ti’ da NVIDIA. Em suma, 2021 vai ser um ano muito interessante para o mundo do hardware! Com a AMD, NVIDIA e Intel a lutarem entre si pelo dinheiro dos consumidores.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também