AMD quer usar técnica famosa dos smartphones topo de gama

Para manter elevados níveis de performance, é preciso controlar a temperatura de qualquer produto no mundo da tecnologia. Isto é especialmente verdade em componentes de alta performance, como é muita da gama de processadores da Intel e da AMD. Dito isto, uma das formas mais utilizadas, e que mais evolução tem tido no mundo dos smartphones, tem sido o uso de câmeras de vapor para refrigerar o SoC, e alguns outros componentes importantes.

Pois bem, ao que tudo indica, a AMD tentou agarrar nessa ideia, para a implementar nos processadores Ryzen 7000. Correu mal, mas é possível que com algumas melhorias, a “Vapor Chamber” chegue mesmo aos processadores de alta performance, para que as fabricantes consigam níveis de performance ainda mais elevados sem meter em causa a durabilidade dos materiais.

AMD quer usar técnica famosa nos smartphones topo de gama

Portanto, ficámos recentemente a saber que a AMD andou a testar coisas extremamente interessantes nos seus laboratórios. Mais concretamente, a AMD tentou utilizar uma tecnologia de câmera de vapor, em vez do tradicional IHS (Integrated Heat Spreader). Mas, por várias razões, o projeto acabou numa gaveta… Por enquanto.

Qual é o maior problema desta solução? Bem, ao que tudo indica, está mesmo no custo e complexidade da implementação, e também na melhoria da temperatura, que não foi significativa (-3ºC).

O que andou a AMD a testar?

Muito resumidamente, a AMD quis trocar o IHS (Integrated Heat Spreader) dos seus processadores, que é uma face de metal liso que fica logo em cima da die, para implementar uma câmera de vapor, que além de continuar a fazer o trabalho da IHS, que é passar as propriedades de refrigeração do cooler montado em cima, também iria trazer algumas melhorias na performance de refrigeração, graças ao líquido preso dentro da câmara de bronze. (O líquido evapora à medida que a temperatura sobe, e absorve algum do calor. Essa evaporação vai para sítios mais frescos dentro da câmara, e volta a condensar para líquido).

Está fora de questão?

Por enquanto sim, mas a AMD continua a fazer modificações no design para o tornar mais simples e mais barato.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.