AMD quer revolucionar design dos CPUs com a arquitetura Zen 5

Como deve saber, a AMD está neste momento a gozar de uma onda de sucesso sem igual no mundo dos processadores, com a Intel desesperada enquanto corre atrás do prejuízo. Afinal de contas, mesmo depois de lançar os seus recentes Intel Core 11000, e de até ter baixado os preços em todas as gamas de produtos no mercado, a Intel continua a ser dominada pela rival em quase todas as gamas de preço.

Mas lá está, se a AMD quer continuar na posição em que está, não pode baixar os braços, tem de continuar a lutar pela inovação. E pelos vistos, é exatamente isso que está a fazer.



AMD quer revolucionar design dos CPUs com a arquitetura Zen 5

AMD design cpus

Portanto, como deve saber, a AMD lançou a arquitetura Zen 3 de 7nm no fim de 2020, na forma dos processadores Ryzen 5000. Entretanto, é esperado que este ano exista um pequeno refresh na forma da arquitetura Zen 3+, que além de algumas melhorias na arquitetura em si, irá ser baseada no processo de 6nm da TSMC! Aumentando assim a eficiência energética e performance de toda a gama de produtos.

Posteriormente, já em 2022, vamos ter a arquitetura Zen 4 assente no processo de 5nm da TSMC. Um processo que por enquanto pertence quase inteiramente à Apple e à sua linha de chips. Por fim, em 2023 ou 2024 vamos ter a arquitetura Zen 5 baseada no processo de 3nm, que além de todos os ganhos esperados na passagem para este tipo de processo de produção, vai também trazer um design bastante diferente. Afinal de contas, a partir da gama de processadores Ryzen 8000, a AMD vai começar a dar uso à estratégia de design Big.LITTLE. Ou seja, tipos de núcleos de processamento diferentes dentro da mesma die.

Para perceber o que estamos a dizer, os futuros processadores Ryzen podem contar com 8 núcleos de alta performance, mas também 4 núcleos de baixa performance. A ideia é aumentar a eficiência de todo o pacote, e claro, controlar a temperatura. Curiosamente, tanto a Intel como a AMD estão apostar nesta estratégia, o que deverá revolucionar por completo o mundo dos processadores como o conhecemos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também