AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
ryzen

AMD quer mudar para uma arquitetura híbrida!

Nuno Miguel Oliveira por Nuno Miguel Oliveira
20 de Maio, 2023
em Sem categoria
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

O atual sucesso da AMD deve-se muito ao facto de ter saído um pouco fora da caixa, para tentar coisas novas, nomeadamente quando em comparação aquilo que a Intel andava a fazer no mundo dos processadores. Porém, enquanto todo o mercado evoluiu num sentido muito diferente, onde até temos de incluir a Intel, a AMD parece ainda “presa” a uma mentalidade prestes a ficar obsoleta.

Pois bem, a AMD já percebeu o que tem de fazer, e por isso, num futuro muito próximo, também vai optar por uma arquitetura híbrida.

Algo muito similar ao que podemos ver no mundo mobile (Qualcomm, MediaTek, etc…), e curiosamente, muito parecido aquilo que a Intel está a fazer, visto que a principal rival da AMD também já oferece uma mistura de núcleos (Performance + Eficiência) nos seus mais recentes processadores Desktop.

  • Android: Mudança de paradigma nos processadores!

AMD quer mudar para uma arquitetura híbrida!

ryzen

Portanto, numa altura em que tudo parece estar a mudar para uma mistura entre núcleos poderosos, e outros mais focados na eficiência energética, eis que o CTO da AMD também confirmou que este é o caminho para a gigante dos processadores e placas gráficas.

A confirmação chega depois daquele que é na realidade o primeiro lançamento de processadores com uma estrutura híbrida, os Ryzen 7040 ‘Phoenix’, que além de APUs tradicionais, também trazem consigo aceleração por IA.

A AMD está atrasada neste jogo?

As arquiteturas híbridas chegaram à popularidade com os smartphones, mas também tiveram muito sucesso no mundo x86. Especialmente depois do lançamento dos CPUs Alder Lake por parte da Intel, em 2021.

Estes processadores Intel já trazem uma mistura de processadores P(Performance) e E(Eficiência). Para criar um pacote capaz de alta performance em aplicações mais exigentes, e claro, melhores consumos, e menos aquecimento, em aplicações mais simples.

Dito isto, estará a AMD atrasada neste campo? Talvez sim, talvez não. Afinal de contas, não ter lançado nada, não significa que a AMD não esteja a desenvolver novos produtos ‘in-house’. Aliás, segundo altos responsáveis da AMD, a empresa está a desenvolver novos designs com a ajuda de inteligência artificial. Tudo de forma a chegar a níveis de performance, e eficiência, nunca antes vistos no mundo dos computadores.

Quanto é que estes novos processadores chegam ao mercado?

Bem, tendo em conta que a arquitetura Zen 5 deverá ser uma melhoria iterativa face à atual arquitetura Zen 4. Diria que nunca antes de 2025.

SummarizePartilhar234
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Chuva a potes e barragens cheias não baixam a conta da luz! Sabes porquê?

Chuva a potes e barragens cheias não baixam a conta da luz! Sabes porquê?

por Bruno Fonseca
14 de Fevereiro, 2026

Entende as razões técnicas e de mercado que impedem que a chuva intensa se reflita de imediato numa fatura de eletricidade mais barata.

intel, IA, AI, inteligência artificial

A tua IA está confusa? Ela só te quer bajular com tudo o que tem!

por Nuno Miguel Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

Há uma coisa curiosa a acontecer com os assistentes de Inteligência Artificial, e não é de agora. Ou seja, fazes uma pergunta, e rapidamente tens uma resposta cheia...

Grupos de WhatsApp do condomínio: atenção às “decisões” ilegais

Google deixou aviso sério aos utilizadores do WhatsApp! Desliga isto!

por Nuno Miguel Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

O WhatsApp é a app de mensagens mais usada do planeta. Por isso, é um alvo extremamente apetecível. Afinal de contas, quanto mais utilizadores, maior o interesse. Além...

Desbloqueio de configurações de depuração no Android para otimizar desempenho do telemóvel.

Altera esta opção no Android para deixar o teu telemóvel mais rápido

por Bruno Fonseca
14 de Fevereiro, 2026

Descobre como o ajuste do tamanho do buffer de registo pode transformar a performance do teu dispositivo.

Artigo Seguinte
Meteorologia anúncios, Menu Iniciar Android, procura no Windows 11, menu iniciar do anúncios no menu Iniciar, Windows 11, Chrome Arm para Windows, windows ficheiros, aplicações portáteis, instalar o Windows 11 de Setembro 2023, chave antiga no Windows 11, Windows acabado de instalar, Barra lateral do Edge

Windows 11: som a sair pelo sítio errado? É só fazer isto!

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

melhor imagem na TV, É verdade que quem utiliza IPTV em Portugal pode ser preso?, IPTV pagar multa, televisões baratas, box de TV para ver IPTV, Dispositivos de Streaming

IPTV – 5 serviços grátis que podes usar em 2026!

14 de Fevereiro, 2026
O teu tablet Android está lento? 4 dicas para o fazeres voar

O teu tablet Android está lento? 4 dicas para o fazeres voar

14 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados