AMD quer arquitetura Zen 5 no mercado em 2023

Há algumas semanas atrás, noticiámos que tanto a Intel como a AMD estavam a planear adiar todo o seu desenvolvimento, para uma altura mais interessante, com mais procura, e menos dificuldades de produção. Ou seja, todos os novos lançamentos iriam acontecer em 2024 e 2025, e não em 2023. Um ano que está a ser um tanto ou pouco complicado, graças ao regresso à normalidade sem qualquer tipo de COVID, mas claro, com muita inflação à mistura.

Porém… A AMD mudou de ideias! Interessante! Especialmente porque a Intel fica sem resposta.

AMD quer arquitetura Zen 5 no mercado em 2023

ryzen, amd

Portanto, de forma a conseguir fazer uma espécie de rasteira à Intel, a AMD decidiu aumentar a pressão em cima das equipas de desenvolvimento, de forma a lançar os seus primeiros produtos baseados na nova arquitetura Zen 5, ainda durante este ano de 2023.

Algo mesmo muito curioso, porque nos materiais de marketing partilhados com a imprensa, e com o público em geral, esta arquitetura sempre esteve planeada para 2024.

- Advertisement -

Uma arquitetura, que claro está, vai obviamente ser suportada pelas atuais motherboards AM5, que à imagem daquilo que aconteceu com as velhas boards AM4, devem trazer muita longevidade para cima da mesa. (E estão finalmente a baixar de preço!)

Porém, é muito provável que esta arquitetura Zen 5 chegue primeiro ao mercado profissional, e apenas depois ao mercado mainstream. Ao fim e ao cabo, estes novos processadores vão ser baseados em núcleos produzidos a partir do processo de 3nm da TSMC. Um processo, que por enquanto, está 100% nas mãos da Apple.

Em suma, apesar de ser uma boa jogada por parte da AMD para apanhar a Intel desprevenida… A verdade é que está muito dependente daquilo que a TSMC é capaz de oferecer nos seus processos de 3nm (N3 e N3E). Vamos esperar para ver o que isto vai dar!

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.