AMD explica a tecnologia Precision Boost 2 e XFR 2 dos Ryzen 2


Por em

A AMD usou o seu canal no YouTube para publicar um vídeo onde Robert Hallock, um dos gestores de Marketing da AMD, explica algumas das tecnologias incluídas na nova série de processadores Ryzen 2000.

Tendo em contas as reviews que já estão na Internet, a AMD fez um excelente trabalho a levar a sua arquitectura Zen+ ao limite, ao extrair o máximo de performance possível, mas muitos gostariam de saber o que fazem os novos ‘Precision Boost 2.0’ e ‘XFR 2’ que acompanham o lançamento, de uma forma mais detalhada.

O que é o Precision Boost ?

AMD Ryzen Precision Boost XFR

O Precision Boost 2 é um DVFS (Dynamic Voltage Frequency Scaling) concebido para melhorar a performance em trabalhos multi-tarefa.

A primeira geração de processadores Ryzen apenas conseguia oferecer Boost da frequência em dois núcleos, ou em todos os núcleos ao mesmo tempo, por isso é aqui que entra o novo algoritmo “Precision Boost 2′ que consegue agora operar em qualquer número de núcleos do processador simultaneamente, e não só, porque a AMD consegue agora controlar a frequência e voltagem de cada núcleo do processador de forma independente, algo que era impossível na anterior geração.


O que é o XFR2 (Extended Frequency Range 2) ?

AMD Ryzen Precision Boost XFR

Para os Ryzen 2000, a AMD mudou um pouco o que a tecnologia XFR faz, visto que na primeira geração era aplicada a certos processadores para permitir que estes conseguissem aumentar a frequência de alguns núcleos acima da frequência ‘Boost’ quando a temperatura o permitia.

Nesta geração, ainda é uma tecnologia ainda muito ligada à temperatura, no entanto tem algumas diferenças, porque agora consegue aumentar a frequência de qualquer número de núcleos, desde que o CPU esteja abaixo dos 60º, no entanto tem de estar dentro de um certo intervalo de valores de voltagem/frequência para manter a estabilidade.


Estas duas tecnologias quase que tiram o gozo que temos a fazer Overclock a um processador, porque faz quase tudo sozinho, no entanto a AMD não fecha a porta que tentem mexer e tentar as vossas próprias definições, ou até que usem nitrogênio líquido eheh 😛

Se quiserem mais informações, nada melhor que ver o vídeo que a AMD publicou

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Concept do Samsung galaxy S10 [video]

Spotify Free – Nova aplicação traz várias melhorias !

Seguinte