AMD pode voltar atrás… Nova vida para a memória DDR4!?

Até aqui, todos os leaks de informação apontavam para uma aposta máxima na nova plataforma AM5, o que claro está, além da compra de novas motherboards e processadores, também obrigaria à adoção de novos padrões, como é o da memória RAM DDR5.

No entanto, a AMD parece estar a equacionar uma solução menos revolucionária, o que por sua vez poderá ajudar a ultrapassar a sua rival Intel na taxa de adoção aos novos processadores Ryzen 7000. Será que a memória DDR4, e quem sabe, as motherboards AM4, ainda têm algo para dar ao mercado?

- Advertisement -

AMD pode voltar atrás… Nova vida para a memória DDR4!?

ryzen

Portanto, foi durante a CES 2022, que a CEO da AMD (Lisa Su) afirmou que com o lançamento dos Ryzen 7000 e motherboards AM5, que iriamos continuar a ver algum suporte às velhas boards AM4, mas sempre com uma clara distinção entre gamas. No entanto, esta diferença entre gamas pode estar prestes a ficar bastante mais pequena. Ao fim ao cabo, tudo indica que a AMD está a equacionar lançar processadores baseados na arquitetura Zen 4, para a velha plataforma AM4.

Isto significaria que os novos processadores ficariam restritos aos padrões DDR4 e PCIe 4.0… Mas será que existe uma diferença assim tão significativa quanto isso, relativamente aos mais recentes padrões DDR5 e PCIe 5.0. Ao fim ao cabo, os kits de memória RAM DDR5 continuam caros, lentos, e com uma latência francamente má. Além disto, ainda não existem SSDs PCIe 5.0 nas prateleiras.

Isto poderia ser uma excelente jogada da AMD, para subir os níveis de venda! No entanto, não conte ter os processadores mais evoluídos tecnologicamente em boards antigas. Vai continuar a existir uma forte separação entre a gama alta, e a gama média. Além disto, a acontecer, não é expectável que estes processadores Zen 4 para boards AM5 saiam já em 2022. A AMD vai apostar tudo nas boards AM5, e primeiras versões dos seus CPUs Ryzen 7000. Mas… Se quiser esperar, e poupar algum dinheiro, é possível que tenha algumas surpresas até ao fim do ano.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.