AMD oferece suporte para actualização da BIOS nos novos Ryzen


Por em

Desde o lançamento destas motherboards AMD AM4 no inicio de 2017 em conjunto com os processadores AMD Ryzen, os fabricantes já lançaram várias actualizações à BIOS, que não oferecem apenas melhor performance, mas também suporte para novos processadores assim que ficam disponíveis ao publico

AMD Ryzen

No dia 12 de Fevereiro, a AMD começou a introduzir a segunda geração de processadores Ryzen com gráficas Radeon Vega integradas.

Claro que para suportar estes novos processadores, uma actualização da BIOS é necessária.

No entanto, devido ao rápido progresso e inovação, e também à grande procura destes novos processadores, poderá ser possível que alguns utilizadores com uma motherboard AMD AM4 combinada com um processador de segunda geração Ryzen, tenham problemas a arrancar o seu sistema.

AMD Ryzen

Este problema é provavelmente devido à motherboard ainda usar um versão da BIOS que não suporta os novos processadores.

O que pode ser facilmente resolvido com uma rápida actualização para a versão mais recente, que tem de ser feita com qualquer processador suportado pela BIOS actualmente instalada.

Para uma lista dos processadores suportados, precisa de ir ao site do fabricante da sua motherboard, aproveite para procurar também a versão mais recente da BIOS e respectivas instruções de instalação.

Soluções alternativas

O melhor que tem a fazer quando muda de processador, é actualizar a BIOS da sua motherboard antes de proceder à troca.

Mas se por acaso já não tem acesso ao antigo processador, ou se comprou uma motherboard antiga em conjunto com um destes novos processadores… e como arranjar um destes processadores pode ser problemático, deixamos aqui algumas soluções para o problema.

1: Actualização na loja

Se a motherboard foi comprada numa loja, pergunte se podem actualizar a BIOS no local, pode ter algum custo envolvido ou até ser um serviço grátis, dependendo da loja.

2: Troca

O fabricante da motherboard irá suportar todos os utilizadores afectados por este problema, oferecendo uma troca por RMA com uma motherboard compativel.

Contacte o suporte do fabricante da sua motherboard para ter mais informações.

3: Boot Kit

A AMD irá fornecer aos utilizadores afectados um “boot kit” para a actualização da BIOS da sua motherboard.

Solução que é oferecida através dos serviços de garantia da marca, apenas disponivel para utilizadores que sofram deste problema. Este kit é grátis.

Para obter este kit, siga as seguintes instruções:

  • Vá à página da AMD – https://support.amd.com/en-us/warranty/rma
  • Preencha o formulário
  • Na descrição do problema escreva, “Boot Kit Requited”.

 

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Bug que afecta mensagens encontrado no iOS da Apple

Apple: HomePod deixa marcas em superfícies de madeira

Seguinte