AMD: O objetivo é ultrapassar as expetativas ano após ano!

Numa entrevista recente, a AMD revelou que o seu grande objetivo com os seus futuros núcleos Zen (Zen 3, Zen 4 e Zen 5) é mesmo derrubar o atual ‘standard’ de crescimento de 7% no IPC.

O grande objetivo da AMD é oferecer mais que 7% de aumento de performance todos os anos (IPC)! Ultrapassando toda a concorrência

AMD

Portanto, já sabemos que a AMD está a trabalhar nas novas gerações de núcleos de processamento Zen. Aliás, já sabemos que a arquitetura Zen 3 está finalizada e que até deverá oferecer um aumento de performance bastante interessantes. (Uma notícia que meteu os responsáveis da Intel à beira de um ataque de nervos)

Até aqui tudo normal… O que é realmente novidade é que a AMD não só quer continuar a sua nova tendência de lançamentos, como também quer derrubar o atual standard de crescimento de IPC (~7%), ao oferecer reais aumentos de performance de 12 em 12 meses, ou pelo menos de 18 em 18 meses.

Parece que a AMD está pronta a lançar uma nova arquitetura quase todos os anos? Será que vão conseguir aguentar o ritmo?

Mark Papermaster (AMD): Queremos seguir lançamentos de 12~18 meses, e acreditamos que isto é sustentável. Aliás, é o que a indústria nos exige.

Uma afirmação que vai de encontro ao que já foi dito pelo SVP da AMD (Forrest Norrad), que por sua vez confirmou que a AMD vai seguir a estratégia Tick-Tock que a Intel abandonou nos últimos anos. Ou seja, a fabricante vai lançar uma nova arquitetura completamente nova de 2 em 2 anos, enquanto que no meio irá apresentar uma espécie de arquitetura Zen+ com algumas melhorias menos importantes.



Então, e quanto à subida do IPC de arquitetura em arquitetura? Qual é o plano da AMD?

Mark Papermaster (AMD): Já dissemos no passado que a indústria está presa a um ritmo de crescimento de 7% no IPC. Por isso, o nosso grande objetivo é ultrapassar essa marca em todas as gerações dos nossos produtos. Algo que temos conseguidos com os nossos mais recentes lançamentos.

E quanto ao aumento de núcleos nos próximos processadores para o mercado de consumo?

A AMD quer continuar levar as suas arquiteturas mais além, o que claro está inclui a Zen 3. Portanto, da mesma maneira que os produtos Zen 2 duplicaram o número de núcleos da arquitetura Zen. Os novos lançamentos da AMD também deverão seguir a mesma tendência.

Contudo, na minha opinião, não me parece que seja possível lançar já um produto com mais de 16 núcleos no mercado de consumo tradicional. Mas hey… Vamos esperar para ver se a empresa me surpreende em 2020.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.