AMD não quer suporte aos Ryzen 5000 nas boards X370

Ainda se lembra da promessa da AMD, de que todos os processadores Ryzen AM4 seriam compatíveis com todas as motherboards AM4 até pelo menos 2020? Pois bem, a promessa não foi completamente desfeita, mas teve uns quantos obstáculos para ultrapassar no seu caminho.

Afinal de contas, apesar de a AMD ser muito superior à rival Intel na retrocompatibilidade de produtos. A verdade, é que temos alguns consumidores irritados! Pelo facto de as antigas motherboards topo de gama X370 terem ficado de fora do suporte.

Aliás, ao que tudo indica, a AMD até foi bastante além daquilo que é normal, para garantir que as fabricantes não atualizavam as BIOS destas mesmas motherboards. Mas porquê?



AMD não quer suporte aos Ryzen 5000 nas boards X370

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, a AMD fez tudo para garantir que as antigas motherboards da série 300 nunca receberiam o suporte aos novos processadores via atualização de BIOS. O que é um pouco estranho, visto que vários modelos X370 parecem perfeitamente capazes de dar vida aos mais recentes processadores da gigante dos processadores.

- Advertisement -

Aliás, algumas fabricantes, como a ASRock, até andavam a testar versões BIOS para lançar para alguns modelos que passassem nos testes. No entanto, rapidamente a fabricante recebeu um aviso da AMD que o chipset X370 não deve suportar os mais recentes processadores. Pedindo desta forma que o desenvolvimento das BIOS fosse terminado.

Há alguns anos atrás, a AMD afirmou que todos os processadores lançados até 2020 iriam ser suportados por todas as motherboards AM4. E claro, como deve saber, os Ryzen 5000 foram lançados em 2020. No entanto, a AMD não mete estes processadores no mesmo saco que todos os outros. Por isso, fez com que as fabricantes de motherboards parassem o desenvolvimento do suporte em boards mais antigas.

Caso não se lembre, quando o chipset B550 foi lançado em 2020, o objetivo da AMD até era fazer com que os Ryzen 5000 apenas fossem suportados nas motherboards mais recentes! Ou seja, nas boards B550 e X570.

Não sabemos bem qual é a razão por detrás desta decisão. Mas que é estranho… É!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.