Como noticíamos há alguns dias atrás, a AMD lançou duas “novas” placas gráficas a preços bastante mais interessantes face à realidade do mercado atual. Placas que deverão estar disponíveis em todos os mercados, a uma escala global, depois de um período de exclusividade no mercado Chinês. Estamos a falar das Radeon RX 6750 GRE.
Porque este “novas” estranho? Bem, são placas gráficas que pertencem à gama Radeon RX 6000 e não à mais recente e mais poderosa gama de placas gráficas Radeon RX 7000.
A arquitetura destas placas é a RDNA 2 e não a mais recente RDNA 3, o que levanta uma questão… Porquê lançar estas placas gráficas agora? Bem, a resposta levanta um pouco o véu do porquê do mercado de GPUs continuar tão estranho.
AMD lançou placas novas que na realidade são velhas. Sabe porquê?
Portanto, a AMD decidiu lançar placas gráficas ‘velhas’ com cheio a novo, porque a gigante Norte-Americana continua com demasiados chips RDNA 2 em armazém. Pensava que apenas tínhamos a NVIDIA com demasiado stock de tecnologia gráfica antiga? Bem, pode tirar o cavalinho da chuva, porque a AMD está no mesmo barco.
Aliás, a AMD já percebeu que a única forma de vender este stock exagerado de chips é continuar com preços altos na gama mais recente, para lançar produtos antigos a preços aparentemente apelativos.
Tanto a AMD como a NVIDIA exageraram na produção nos últimos anos, na altura da loucura do mining, e agora não sabem o que fazer com tudo o que foi produzido e é agora indesejado. Até existir uma resolução para este problema, tudo o que for uma placa gráfica mininamente decente, vai chegar ao mercado a preços sem grande sentido.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Qual é a resolução para este problema que dura há anos, e parece ter vindo para ficar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.