AMD Fenghuang 11FF – Um APU que promete surpreender!

Como é normal numa empresa da envergadura da AMD, existem vários projectos em desenvolvimento que não conhecemos. Um destes projectos é o ‘Fenghuang 11FF‘, um APU que deixa água na boca!

Este chip já tinha sido visto no ano passado! Na base de dados SiSoftware Sandra, mas desde aí, nunca mais se soube nada… Até agora!

O nome do chip, AMD Fenghuang 11FF, é um nome de código interno para o GPU do novo chip, que está a ser testado com o nome de código ‘DG02SRTBP4MFA’.

Não é o primeiro nome de código desta nova solução da empresa, mas é normal que tenha varias iterações pois ainda se encontra em fase de desenvolvimento.

Dito isto, a performance para um produto que ainda se encontra em testes, é impressionante! Pois consegue ser mais rápido do que a solução Intel+AMD, o Kaby Lake-G Vega!

AMD Fenghuang 11FF APU

Se olharmos para as especificações disponíveis no 3DMark, o processador aparente ser baseado na arquitectura Zen+, com 4 cores e 8 threads. Isto com uma frequência base de 3.0GHz e um turbo desconhecido.

O processador gráfico contém 2GB de memória HBM2 com a frequência de 1200 MHz. O que pode muito bem ser a memória HBM2 mais rápida que a AMD alguma vez implementou.

No benchmark podemos ver que a frequência do chip é de 300MHz, mas deve estar incorrecto. De certeza que é uma leitura em IDLE.

Este novo chip integra 28 CU, com 1792 SPs, fazendo desta solução APU a mais complexa de sempre!

Em comparação, o APU Intel + AMD, Kaby Lake-G, tem um GPU RX Vega com 24 CUs e 1536 SPs, acompanhados por 4GB de memória HBM2 a 945MHz.

Numa comparação mais detalhada entre este chip da AMD e do resultado da parceria da Intel + AMD. O chip ‘Fenghuang’ destrói o chip Kaby Lake-G, ficando apenas atrás no teste de Physics, que é um benchmark intensivo para o CPU.

Em suma, se a AMD conseguir trazer esta solução para o mercado brevemente. Pode muito bem revolucionar a entrada de gama e gama média Gaming!

Portanto, oferecendo aos utilizadores uma excelente performance em jogos, sem comprar uma placa gráfica dedicada!

Pode ser que este chip dê um da sua graça na Computex 2018 na próxima semana. Onde a AMD até já anunciou que vai apresentar Hardware inovador nunca antes visto.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

(Análise) Corsair M65 RGB Elite: Diferente do resto!

Já perdi a conta ao número de ratos gaming que me passaram pelas mãos, que na verdade, são todos farinha do mesmo caso... É...

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!