Historicamente, a AMD sempre trabalhou com duas, e apenas duas, grandes fabricantes de semicondutores, a GlobalFoundries (que antigamente até fazia parte da AMD), e claro, a TSMC. No entanto, segundo novas informações, parece que isto vai começar a mudar a partir de 2022.
O que até faz algum sentido, visto que a TSMC tem demasiados grandes clientes em carteira, o que está a encarecer significativamente a sua (limitada) quota de produção, até para as velhas e grandes parceiras como a AMD. Bem… Parece que está na hora de abrir os braços e dar as boas vindas à Samsung, e ao seu processo de produção de 4nm!
AMD está tentada em trocar a TSMC pela Samsung! Boa ideia?
Portanto, ao que tudo indica, a AMD já finalizou negociações com a Samsung, e como tal, já existem planos para começar a utilizar o processo 4LPP, que representa a segunda geração das suas linhas de 4nm. A ideia passa por começar a utilizar estas linhas para dar origem a processadores low-power, de forma a dar vida a Chromebooks.
Entretanto, esta grande aposta da AMD vai apenas acontecer no fim do próximo ano, e ao que tudo indica, vai servir também como um pequeno teste aquilo que a Samsung é realmente capaz de oferecer no mundo da produção de chips.
Curiosamente, também existem planos para começar a produzir nas linhas de 3nm, para outros produtos, em 2023 e 2024. Mas pelo menos por enquanto, a ideia não é desistir da TSMC para apostar tudo na Samsung… Assim, inicialmente, a AMD vai continuar com as duas grandes fabricantes, e mais tarde, vai obviamente começar a negociar com ambas, para perceber qual é o acordo mais vantajoso.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que apostar na Samsung é uma boa ideia? Ou a AMD deveria apostar tudo o que tem na TSMC? Ao fim ao cabo, a NVIDIA apostou na Samsung e acabou por dar-se um pouco mal. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.