Quando a AMD começou a revolução Ryzen, foi feita uma promessa… “A plataforma AM4 é excelente e por isso vai continuar viva e a evoluir durante muitos anos”. O que claro está, foi engraçado de ouvir na altura, mas significa muito pouco no grande esquema das coisas, especialmente no mundo da computação, em que a tecnologia evolui tanto num curto espaço de tempo, e aquilo que mais interessa é fazer dinheiro a sério.
Porém, apesar do facto de a AMD já ter lançado uma nova plataforma (AM5), a realidade é que a plataforma AM4 continua viva, e pelos vistos ainda tem espaço para crescer mais um pouco!
AMD está atenta a quem tem menos dinheiro!
Portanto, ao que tudo indica, a AMD decidiu continuar a apostar na sua velha plataforma AM4, focando-se assim um pouco mais nas gamas baixas e médias do mercado, isto enquanto os produtos pensados para a plataforma AM5 se posicionam como algo mais Premium.
Isto é muito interessante, porque já podemos encontrar boards AM5 a pouco mais de 100€, e processadores Ryzen 7000 a pouco mais de 250€. Ou seja, as novas ofertas AM4 têm tudo para ser extremamente competitivas no campo do preço, ao mesmo tempo que continuam a oferecer níveis de performance incríveis. Especialmente porque a AMD está a planear lançar mais processadores com Cache 3D para esta “velha” plataforma.
Estamos a falar do iminente lançamento de processadores Ryzen 7 5700X3D e Ryzen 5 5500X3D, processadores que tentam complementar assim os já lançados e disponíveis no mercado 5800X3D e 5600X3D.
Para quê este lançamento?
Simples, para oferecer um caminho de atualização para quem ainda está “preso” a um processador Ryzen 1000, 2000 ou 3000. Estes processadores conseguem oferecer níveis de performance incríveis, dando uma nova vida a um PC já “velhote”. Esperemos que pelo preço certo. (Preço ainda por anunciar)