Todos os anos é a mesma coisa… Promessas de que a AMD está finalmente pronta a fazer algo de jeito no mundo das placas gráficas. Mas, a realidade é que o jogo parece estar a mudar!
Um novo leak aponta para um salto gigantesco de desempenho na próxima gráfica topo de gama da AMD. Estamos a falar da RX 10950 XTX, que poderá chegar com 12.288 núcleos, um número capaz de colocar a marca vermelha frente a frente, ou talvez até acima daquilo que a NVIDIA tem para oferecer nas gamas mais altas.
O que muda face à geração atual?

Segundo a informação vinda do fórum Chiphell, a RX 10950 XTX vai contar com 96 Compute Units, cada uma equipada com 128 núcleos. Em comparação, a RX 9070 XT tem apenas 64 CUs, com 64 núcleos cada.
Ou seja, estamos a falar de quase o dobro dos núcleos totais. Na prática, isto poderá traduzir-se num boost massivo em jogos, especialmente em resoluções altas como 4K e 8K, onde a diferença entre placas se torna mais evidente.
Rival direta da NVIDIA?
Ainda é cedo para falar em benchmarks ou FPS reais, mas tudo indica que a AMD está finalmente a apontar para o trono do mercado high-end, ocupado pela NVIDIA há largos anos.
É quase certo que esta RX 10950 XTX vai ultrapassar a RTX 5090, além disso, muitos especialistas apontam também para um duelo muito interessante com a RTX 6090 do futuro.
Historicamente, a AMD só consegue roubar quota de mercado à NVIDIA quando lança produtos competitivos e mais acessíveis. Se repetir a fórmula, poderá ter aqui a sua maior vitória desde a série RX 6000.
Em suma, se o leak estiver certo, a AMD poderá estar prestes a lançar a sua gráfica mais ambiciosa de sempre. Dito isto, numa altura em que os preços das GPUs continuam absurdamente altos, qualquer alternativa de topo com preço competitivo vai ser recebida de braços abertos pela comunidade gaming.

