Esta não é a primeira vez que a AMD decide saltar uma “geração” de processadores, para alinhas a sua nova gama de CPUs pensados para Destkop com todos os outros produtos que tem prontos a lançar. Curiosamente, esta é uma estratégia que dá a sensação de que a AMD vai lançar algo incrível, que merece um salto geracional maior no nome.
AMD decidiu voltar a saltar uma geração. Ryzen 8000? Não! Vamos saltar diretamente para os novos Ryzen 9000!
Portanto, de forma muito resumida, apareceu material de Marketing pertencente à Alienware, que por sua vez aponta para um PC ainda não anunciado que tem como base um processador Ryzen 9000 (Zen 5).
Claro que o “flyer” pode ser falso, mas esta é uma estratégia que faz algum sentido, visto que a próxima geração de processadores Ryzen não deve sair exatamente um ano após os Ryzen 7000, e talvez mais importante que isso, são baseados numa arquitetura completamente nova.
Faz sentido afastar a nova geração da última, em termos de nome.
Porém, a grande dúvida no aparecimento deste material de marketing está mesmo na possível data de lançamento.
Afinal, segundo o atual planeamento da AMD, a arquitetura Zen 5 vai aparecer primeiramente a partir de processadores EPYC para servidores. Com os processadores tradicionais Ryzen a nem serem ainda mencionados de forma muito concreta. Aliás, é esperado que a AMD lance estes processadores apenas na segunda metade de 2024, ou talvez mais provável que isso, início de 2025.
Bem, pode ser que a gigante dos processadores e placas gráficas tenha algumas surpresas para revelar no próximo evento de dia 6 de Dezembro. Isto sem nunca esquecer a CES 2024 de Janeiro. Em suma, será que a AMD está a preparar algo em grande, para apanhar o mercado de surpresa?