AMD cumpriu (e até ultrapassou) promessa da eficiência energética

Conhece a Lei de Moore? Basicamente determina que a densidade de transístores dentro de um chip duplica de 2 em 2 anos, o que claro está, traz um significativo aumento de performance, na teoria (porque as arquiteturas não são todas iguais), o dobro da performance.

No entanto, existe uma outra lei menos conhecida, denominada de Lei de Koomey, que basicamente diz o mesmo que a Lei de Moore, mas tendo como foco a eficiência energética, em vez do número de transístores.



AMD cumpriu (e até ultrapassou) promessa da eficiência energética

AMD cumpriu

Verdade seja dita, hoje em dia, não é só a performance que importa, é também preciso ter em conta a eficência dos produtos, para não termos de levar com autênticas centrais nucleares a gerar calor nos nossos escritórios, salas, ou no caso dos portáteis, no nosso colo.

Além disso, é também preciso ter controlo no consumo de energia, para tentar evitar o sobre-aquecimento dos produtos. Apenas assim é possível chegar a aparelhos portáteis com boa autonomia de bateria, bons níveis de performance, e claro, designs leves e finos.

Dito tudo isto, a AMD afirmou recentemente que graças ao seu Ryzen 7 4800H! Que trouxe consigo várias melhorias de desempenho e redução no consumo de energia. A empresa conseguiu superar a tendência histórica de eficiência da Lei de Koomey. Afinal de contas, a AMD conseguiu um aumento de eficiência à volta dos 31,7x entre 2014 e 2020, ou seja, ~2x em comparação com o que seria a taxa de aumento esperada (14,1x).

Em suma, com uma meta de 25x, a AMD conseguiu alcançar um aumento na eficiência de 31,7x! Um passo gigantesco para o mundo dos portáteis, que contam agora com chips poderosíssimos, ao mesmo tempo que as baterias também deixaram de ‘morrer’ passado uma hora.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também