Inicio Hardware AMD cumpriu (e até ultrapassou) promessa da eficiência energética

AMD cumpriu (e até ultrapassou) promessa da eficiência energética

Conhece a Lei de Moore? Basicamente determina que a densidade de transístores dentro de um chip duplica de 2 em 2 anos, o que claro está, traz um significativo aumento de performance, na teoria (porque as arquiteturas não são todas iguais), o dobro da performance.

No entanto, existe uma outra lei menos conhecida, denominada de Lei de Koomey, que basicamente diz o mesmo que a Lei de Moore, mas tendo como foco a eficiência energética, em vez do número de transístores.



AMD cumpriu (e até ultrapassou) promessa da eficiência energética

AMD cumpriu

Verdade seja dita, hoje em dia, não é só a performance que importa, é também preciso ter em conta a eficência dos produtos, para não termos de levar com autênticas centrais nucleares a gerar calor nos nossos escritórios, salas, ou no caso dos portáteis, no nosso colo.

Além disso, é também preciso ter controlo no consumo de energia, para tentar evitar o sobre-aquecimento dos produtos. Apenas assim é possível chegar a aparelhos portáteis com boa autonomia de bateria, bons níveis de performance, e claro, designs leves e finos.

Dito tudo isto, a AMD afirmou recentemente que graças ao seu Ryzen 7 4800H! Que trouxe consigo várias melhorias de desempenho e redução no consumo de energia. A empresa conseguiu superar a tendência histórica de eficiência da Lei de Koomey. Afinal de contas, a AMD conseguiu um aumento de eficiência à volta dos 31,7x entre 2014 e 2020, ou seja, ~2x em comparação com o que seria a taxa de aumento esperada (14,1x).

Em suma, com uma meta de 25x, a AMD conseguiu alcançar um aumento na eficiência de 31,7x! Um passo gigantesco para o mundo dos portáteis, que contam agora com chips poderosíssimos, ao mesmo tempo que as baterias também deixaram de ‘morrer’ passado uma hora.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Google Play Store: apague já estas apps perigosas!

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...

Samsung One UI 3.0 Beta: prepare o seu Galaxy S20!

A Samsung falou do update para o One UI 3.0 baseado no Android 11 para o Galaxy S20 há dois meses. Entretanto no mês...

AMD Ryzen 9 5900X: 12c/24t capazes de chegar aos 5GHz

AMD Ryzen 9 5900X: Como deve saber, a AMD prometeu revelar a sua nova gama de processadores baseada na arquitetura Zen 3 já no...

OnePlus revela que há um novo Nord quase a chegar!

O tempo passa a correr. De facto, ainda ontem era Março e já estamos quase a entrar em Outubro. Ora com esta velocidade no...

Nokia: veja quando o seu smartphone recebe o Android 11!

Ainda hoje disse que a Nokia tem uma excelente política de atualizações. De facto, leva três anos até abandonar os seus equipamentos, pelo menos,...