AMD prepara contra-ataque! Será suficiente para calar a Intel?

Na recente reunião para o lançamento do relatório de contas referente ao segundo trimestre do ano, a CEO da AMD, Dr. Lisa Su, confirmou que as tão esperadas arquiteturas Zen 4 e RDNA 3 não sofreram qualquer atraso, e por isso, vão mesmo chegar ao mercado em 2022, tendo como base o processo de 5nm da TSMC.

Ambas arquiteturas são muito interessante, porque no caso da  Zen 4, vamos ter as primeiras mudanças muito significativas relativamente à arquitetura Zen original, e como já deve ter percebido pelos recentes ‘leaks’, a arquitetura gráfica RDNA 3 vai ser simplesmente bombástica, ao trazer para o mercado (antes da NVIDIA), um design MCM (multi-chip module).

Mas antes de tudo isto, parece que a AMD tem mesmo uma carta escondida na manga… Uma arquitetura Zen 3+, que deve dar vida a novos Ryzen 6000 ainda em 2021.

AMD está a preparar contra-ataque! Será suficiente para ‘calar’ a Intel?

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, como a Intel está pronta a capitalizar o lançamento do novo Windows 11 no final do ano, com o lançamento de uma nova gama de processadores, acompanhada pela nova motherboard Z690 que já traz suporte a memória RAM DDR5 e suporte ao standard PCIe 5.0… A AMD tem de fazer alguma coisa! Que coisa é essa? Aparentemente, o lançamento de processadores baseados na arquitetura Zen 3+!

Ou seja, estamos a falar da ‘velhinha’ arquitetura Zen 3 (7nm) com a introdução da já anunciada Vertical Cache. Isto significa que a arquitetura vai ter agora acesso a grandes quantidades de memória cache super rápida, o que por sua vez deverá resultar num aumento de performance de 15~20%. Será isto suficiente para lutar contra os Intel Core 12000? Difícil de dizer, mas há algumas coisas a ter em conta no duelo.

Estes processadores da AMD vão obviamente ser suportados pelas atuais motherboards AM4. Por isso, se por acaso já tem um PC baseado na plataforma, vai ser muito mais simples (e mais barato) dar o salto, isto em vez de fazer um novo investimento em CPU, motherboard e memória RAM.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!