Há alguns dias atrás, noticiámos que a super interessante consola portátil da ASUS, a ROG Ally, iria chegar ao mercado com versões baseadas em processadores diferentes, infelizmente demasiado diferentes. O que para mim é um erro crasso, quase um tiro no pé.
Porém, na altura, essa notícia foi baseada em rumores. Por isso, podia ser tudo mentira, e na verdade, essa era a minha esperança. Mas não… A própria AMD confirmou os rumores, e apontou para os novos Ryzen Z1 como a base da consola da ASUS.
Dia 11 vamos saber mais!
AMD confirmou os receios quantos aos novos Ryzen Z1
Portanto, a AMD anunciou ontem que vai lançar dois processadores dentro da gama Ryzen Z1, o modelo base e o modelo Extreme. Dois APUs extremamente interessantes, mas com níveis de performance bem diferentes. Ao fim ao cabo, apesar do uso das mesmas arquiteturas (Zen 4 e RDNA3), a diferença no número de núcleos é palpável, e até acaba por não fazer muito sentido ter uma consola baseada em processadores tão diferentes.
Afinal, o Ryzen Z1 Extreme conta com 8 núcleos e 16 threads no lado CPU, bem como 12 unidades de computação no lado do GPU. Entretanto, o mais barato e simples Ryzen Z1 fica pelos 6 núcleos e 12 threads, e claro, apenas 4 núcleos no GPU. Como se isto não fosse suficiente, o Ryzen Z1 Extreme também conta com 24 MB de memória cache, enquanto o Ryzen Z1 fica pelos 22 MB.
Apesar das diferenças nas especificações, ambos os processadores suportam todas as tecnologias mais recentes da AMD, como o Radeon Super Resolution, Radeon Chill, Radeon Image Sharpening, AMD Link, etc… Além disto, temos também suporte a memória RAM LPDDR5X, e armazenamento de última geração, e claro, possibilidade de ligar monitores externos.
Como já deve ter percebido, a consola da ASUS vai ser o primeiro aparelho a fazer uso destes processadores, porém, segundo a AMD, vamos ver mais aparelhos, não necessariamente consolas como a ROG Ally.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!