AMD cancelou arquitetura Zen 3+! Adeus Ryzen 6000?

Como deve saber, a AMD está neste momento a gozar uma gigantesca onda de sucesso, com a Intel atrás do prejuízo sem saber muito bem o que anda a fazer. No entanto, isto não significa que a gigante dos processadores Ryzen e placas gráficas seja imune às dificuldades de toda a indústria. Estamos obviamente a falar da crise da produção de semicondutores! Que parece ter obrigado a AMD a cancelar o lançamento da próxima família de processadores Ryzen.



AMD cancelou arquitetura Zen 3+! Adeus Ryzen 6000?

AMD cancelou

Portanto, caso não saiba, era esperado que a AMD lançasse um ‘refresh’ à atual arquitetura Zen 3, que entretanto deu vida aos muito populares Ryzen 5000, na segunda metade de 2021. Uma arquitetura, que alegadamente, também iria trazer uma nova plataforma capaz de suportar a memória RAM de nova geração DDR5, bem como o novo standard PCIe 5.0.

No entanto, esta arquitetura, que deveria ter o nome de Zen 3+ (Warhol), parece ter desaparecido de vários roadmaps da AMD, com a próxima referência no planeamento a pertencer à arquitetura Zen 4 de 5nm, a aparecer algures em 2022.

Será que isto significa um adiamento de todas as novas funcionalidades para o mundo AMD? Isto pode ser exatamente aquilo que a Intel precisa para voltar à mó de cima!

Afinal de contas, era esperado que o suporte à memória DDR5 e standard PCIe 5.0 fosse feito ao mesmo tempo pela Intel e pela AMD. Contudo, com estes recentes ‘leaks’, é possível, e na verdade até provável, que a Intel continue a seguir o seu plano para 2021, aproveitando o atraso da AMD, ao lançar os seus novos processadores Core 12000 na segunda metade do ano.

É que apesar de todas as dificuldades de produção que a Intel tem tido, é uma empresa que dispõe de linhas próprias! Por isso mesmo, tem passado um pouco ao lado de toda a crise.

Será que temos aqui um volte-face no mundo dos processadores?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também