AMD cancelou arquitetura Zen 3+! Adeus Ryzen 6000?

Como deve saber, a AMD está neste momento a gozar uma gigantesca onda de sucesso, com a Intel atrás do prejuízo sem saber muito bem o que anda a fazer. No entanto, isto não significa que a gigante dos processadores Ryzen e placas gráficas seja imune às dificuldades de toda a indústria. Estamos obviamente a falar da crise da produção de semicondutores! Que parece ter obrigado a AMD a cancelar o lançamento da próxima família de processadores Ryzen.



AMD cancelou arquitetura Zen 3+! Adeus Ryzen 6000?

AMD cancelou

Portanto, caso não saiba, era esperado que a AMD lançasse um ‘refresh’ à atual arquitetura Zen 3, que entretanto deu vida aos muito populares Ryzen 5000, na segunda metade de 2021. Uma arquitetura, que alegadamente, também iria trazer uma nova plataforma capaz de suportar a memória RAM de nova geração DDR5, bem como o novo standard PCIe 5.0.

No entanto, esta arquitetura, que deveria ter o nome de Zen 3+ (Warhol), parece ter desaparecido de vários roadmaps da AMD, com a próxima referência no planeamento a pertencer à arquitetura Zen 4 de 5nm, a aparecer algures em 2022.

Será que isto significa um adiamento de todas as novas funcionalidades para o mundo AMD? Isto pode ser exatamente aquilo que a Intel precisa para voltar à mó de cima!

Afinal de contas, era esperado que o suporte à memória DDR5 e standard PCIe 5.0 fosse feito ao mesmo tempo pela Intel e pela AMD. Contudo, com estes recentes ‘leaks’, é possível, e na verdade até provável, que a Intel continue a seguir o seu plano para 2021, aproveitando o atraso da AMD, ao lançar os seus novos processadores Core 12000 na segunda metade do ano.

É que apesar de todas as dificuldades de produção que a Intel tem tido, é uma empresa que dispõe de linhas próprias! Por isso mesmo, tem passado um pouco ao lado de toda a crise.

Será que temos aqui um volte-face no mundo dos processadores?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Placas gráficas novas em 2021? RTX 3080 Super já apareceu!

Na opinião de muitos especialistas, faz ZERO sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando a atual continua tão rara e tão cara....

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!