AMD Big Navi: A nova placa vai ‘matar’ a RTX 2080 Ti! Mas a RTX 3080…


Por em

AMD Big Navi: O início de 2020 tem sido bombástico para o mundo das placas gráficas! Tivemos o regresso a competitividade à gama média, temos a Intel a dar tudo para se envolver numa luta com a AMD e NVIDIA, e temos ainda vários rumores a levantar um pouco o véu daquilo que vamos poder encontrar no mercado algures durante o ano!

Estamos obviamente a falar das novas gerações de placas gráficas AMD Radeon Navi e NVIDIA GeForce Ampere.



Dito tudo isto, muito se tem digo acerca de uma nova placa da AMD conhecida internamente como ‘NVIDIA Killer’, um produto que deverá ser baseado no GPU Navi completo, também vulgarmente conhecido como ‘Big Navi’. Em suma, estamos a falar de uma RX 5950 XT com 80 CUs, 5120 Processadores Stream e uns incríveis 17.5 TFLOPs de poder computação. Tudo potenciado pela nova macro-arquitetura RDNA 2, que deverá finalmente deixar para trás o design GCN que persegue a AMD há demasiados anos.

A macro-arquitetura RDNA 2 vai trazer Ray Tracing, VRR, entre outras coisinhas boas para o mercado, trazendo rivalidade para a gama alta do mercado, um segmento que a NVIDIA lidera sem grandes problemas. Contudo…

AMD Big Navi: A nova placa vai ‘matar’ a RTX 2080 Ti! Mas a RTX 3080…

AMD Radeon

Então e a performance desta placa? Será assim tão ‘Killer’ quanto isso? Vamos tentar perceber…

Ao fim ao cabo, 80 CUs (Unidades de Computação) é basicamente o dobro daquilo que a RX 5700 XT oferece. Por isso, vamos ter pelo menos o dobro da performance não é? Mais ou menos. É que enquanto a RX 5700 XT tem um TDP de 225W, é provável que a AMD tente reduzir um pouco as frequências para não ultrapassar muito esta marca.

É que caso não saiba, apesar da AMD já estar a utilizar o processo de produção 7nm EUV (7nm+), a verdade é que as melhorias ficaram um pouco aquém do esperado. Ainda assim, o grande objetivo continua a ser bater a RTX 2080 Ti! Algo realmente muito bom para a AMD e o seu departamento Radeon… Mas a verdade é que a RTX 2080 Ti foi lançada em Setembro de 2018… Há quase 1 ano e meio.

Isto sem sequer falar que a AMD só irá lançar esta nova placa gráfica a meio do ano, ou talvez até um pouco mais tarde no fim do verão. E caso não saiba, é provável que a NVIDIA já tenha as novas Ampere prontas antes disso! Ou seja, a AMD vai fazer das tripas coração para bater a RTX 2080 Ti, para imediatamente a seguir levar com a RTX 3080 em cima.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Novo Dieselgate? Agora é a Mitsubishi que está em investigação!

(Comparativo) Galaxy S10 Lite vs Galaxy Note 10 Lite: Qual é a diferença?

Seguinte