Inicio Hardware AMD Big Navi: A nova placa vai 'matar' a RTX 2080 Ti!...

AMD Big Navi: A nova placa vai ‘matar’ a RTX 2080 Ti! Mas a RTX 3080…

AMD Big Navi: O início de 2020 tem sido bombástico para o mundo das placas gráficas! Tivemos o regresso a competitividade à gama média, temos a Intel a dar tudo para se envolver numa luta com a AMD e NVIDIA, e temos ainda vários rumores a levantar um pouco o véu daquilo que vamos poder encontrar no mercado algures durante o ano!

Estamos obviamente a falar das novas gerações de placas gráficas AMD Radeon Navi e NVIDIA GeForce Ampere.



Dito tudo isto, muito se tem digo acerca de uma nova placa da AMD conhecida internamente como ‘NVIDIA Killer’, um produto que deverá ser baseado no GPU Navi completo, também vulgarmente conhecido como ‘Big Navi’. Em suma, estamos a falar de uma RX 5950 XT com 80 CUs, 5120 Processadores Stream e uns incríveis 17.5 TFLOPs de poder computação. Tudo potenciado pela nova macro-arquitetura RDNA 2, que deverá finalmente deixar para trás o design GCN que persegue a AMD há demasiados anos.

A macro-arquitetura RDNA 2 vai trazer Ray Tracing, VRR, entre outras coisinhas boas para o mercado, trazendo rivalidade para a gama alta do mercado, um segmento que a NVIDIA lidera sem grandes problemas. Contudo…

AMD Big Navi: A nova placa vai ‘matar’ a RTX 2080 Ti! Mas a RTX 3080…

Big Navi

Então e a performance desta placa? Será assim tão ‘Killer’ quanto isso? Vamos tentar perceber…

Ao fim ao cabo, 80 CUs (Unidades de Computação) é basicamente o dobro daquilo que a RX 5700 XT oferece. Por isso, vamos ter pelo menos o dobro da performance não é? Mais ou menos. É que enquanto a RX 5700 XT tem um TDP de 225W, é provável que a AMD tente reduzir um pouco as frequências para não ultrapassar muito esta marca.

É que caso não saiba, apesar da AMD já estar a utilizar o processo de produção 7nm EUV (7nm+), a verdade é que as melhorias ficaram um pouco aquém do esperado. Ainda assim, o grande objetivo continua a ser bater a RTX 2080 Ti! Algo realmente muito bom para a AMD e o seu departamento Radeon… Mas a verdade é que a RTX 2080 Ti foi lançada em Setembro de 2018… Há quase 1 ano e meio.

Isto sem sequer falar que a AMD só irá lançar esta nova placa gráfica a meio do ano, ou talvez até um pouco mais tarde no fim do verão. E caso não saiba, é provável que a NVIDIA já tenha as novas Ampere prontas antes disso! Ou seja, a AMD vai fazer das tripas coração para bater a RTX 2080 Ti, para imediatamente a seguir levar com a RTX 3080 em cima.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

iPhone 12 Pro: conheça as novas opções de cor!

Os smartphones vermelhos no mundo da Apple não são nada de novo. Já os vimos no iPhone XR, no iPhone 11 e até no...

AMD Ryzen 5900X: 12c/24t para meter a Intel no bolso?

Como dissemos nos últimos dias, tudo indica que a AMD irá apostar numa gama de novos processadores denominada de Ryzen 5000. Ou seja, a...

Intel ou AMD: Qual é o melhor CPU para as novas RTX 30?

Com a chegada das novas placas gráficas, temos muito boa gente a pensar fazer um upgrade sério ao seu PC, ou quem sabe, montar...

(Oops) A RTX 3090 de 1500€ é apenas 10% mais rápida!?

Ao que tudo indica, já temos os primeiros leaks acerca da performance no mundo real da nova topo de gama RTX 3090. E pelos...

Samsung confirma gama Galaxy F mas esconde o F41

A Samsung criou grandes oportunidades de negócio com os Galaxy A e M. De facto, são smartphones muito bem equilibrados e alguns deles até...