AMD tem um APU que quer matar as placas gráficas dedicadas!

Não é a primeira vez que se ouve falar disto, mas… A realidade é que a possibilidade parece muito mais próxima agora que nos aproximamos de 2026. Claro que não estamos a falar daquelas placas gráficas gigantes que dão vida aos melhores PC Gaming do mercado.

Mas… Portáteis? A existência de uma placa gráfica dedicada pode ter os dias contados.

AMD tem um APU que pode matar as placas gráficas dedicadas!

hp omen max: portátil gaming que usa ia para ter mais performance!

Portanto, a AMD que já anda há vários anos a fazer ondas com os seus APUs, ao ponto de ser quase sempre a parceira escolhida por todas as marcas que querem lançar uma consola no mercado global, está prestes a dar mais um passo gigante no mundo dos APUs com o projeto Medusa Halo.

Estamos a falar algo baseado na futura arquitetura Zen 6, com uma grande ajuda da nova arquitetura gráfica que está prestes a chegar ao mercado. Os rumores não podiam ser mais promissores: um chip com 24 núcleos e 48 threads, acompanhado por uma iGPU com 48 Compute Units RDNA 3.X, capaz de oferecer um nível de performance próximo a uma RTX 5070 Ti.

O que isto significa na prática?

Estamos a falar de uma APU que combina CPU e GPU de alto desempenho no mesmo chip, algo que, até há pouco tempo, parecia impossível a este nível. Este SoC não só pode lidar com workloads pesados como renderização ou IA, como também promete gaming de topo em portáteis ultrafinos, ou consolas portáteis, dispensando a necessidade de gráficas dedicadas da NVIDIA.

O golpe nos rivais

Se isto se confirmar, a Intel fica praticamente fora do jogo no segmento de APUs. Um mercado com um futuro e potencial enorme!

Aliás, a própria AMD poderá reduzir a aposta em GPUs móveis dedicadas da série Radeon RX, porque a lógica é simples… Afinal, se uma APU já consegue dar conta de RTX 5070/5070 Ti, por que gastar wafer da TSMC em gráficas móveis que acabam por ser redundantes para a grande maioria dos consumidores?

Conclusão

Isto não vai mudar todo o mercado. Pelo menos não por enquanto. Vão continuar a existir placas gráficas para as tarefas mais exigentes.

Mas, comprar um portátil super fino e leve, e ter gráficos medíocres? Isso vai fazer parte do passado. Esta jogada pode ser o maior trunfo da AMD na última década. Uma APU com este nível de desempenho não só redefine o que esperamos de um portátil, como também de uma consola portátil, que como deve saber, andam a ganhar muita importância no mercado.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque