AMD A520? PCIe 4.0 na gama baixa? Temos um leak da ASUS!

A ASUS revelou várias motherboards baseadas num chipset ainda não anunciado nem especificado pela AMD, o A520! Uma gama de motherboards que deverá ficar bem abaixo das atuais topo de X570, ficando também atrás das média gama quase no mercado B550. Aliás, é bem provável que o suporte ao standard PCIe 4.0 fique na gaveta, apesar de algumas fabricantes poderem optar por manter as 20 linhas de comunicação PCIe 4.0 que o processador oferece.

Temos de esperar para ver o que irá acontecer neste campo, visto que as novas motherboards B550 trazem suporte ao standard onde mais interesse, no slot principal para a placa gráfica e slot M.2 SSD.

AMD A520? PCIe 4.0 na gama baixa? ASUS acabou de revelar 5 modelos

Curiosamente, todas as motherboards listadas pela Asus têm o formato mATX, muito provavelmente para oferecer uma solução decente para quem não quer uma máquina gigante. Além disto, também faz algum sentido para as fabricantes meter o SoC mais barato num formato mais pequeno, de forma a poupar recursos e espaço nas linhas de produção.

As motherboards reveladas foram estas:

  • PRIME A520M-A
  • PRIME A520M-E
  • TUF GAMING A520M-A
  • TUF GAMING A520M-PLUS
  • PRIME A520M-K

Ainda não fazemos ideia se este chipset poderá suportar as próximas gerações de processadores Ryzen 4000 ou não. Visto que a AMD anunciou hoje que o suporte aos seus novos processadores irá ser bastante mais limitado a partir da atual geração. (Leia mais em baixo.)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


Oops!? AMD vai desistir da retro-compatibilidade?

AMD A520

Caso não saiba, a AMD tem uma nova gama de motherboards a caminho do mercado! Uma gama baseada no chipset B550, que tem como grande missão oferecer uma alternativa às ainda bastante caras motherboards X570, ao mesmo tempo que continua a suportar o standard PCIe 4.0 no slot da placa gráfica e slot principal m.2 SSD.

No entanto, parece que a retro-compatibilidade vai ficar para trás… Ou seja, com o anúncio oficial das novas motherboards, a AMD também aproveitou para anunciar que não irá levar os novos Ryzen 4000 (Zen 3) a todas as antigas motherboards, ou seja, à série 300/400.

Leia o resto do artigo aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também