AMD 4700S é um aproveitamento do APU das novas Xbox!

O AMD 4700S é um novo processador que de forma bastante curiosa, apareceu do nada no mercado Chinês. Um APU que claro está, partilha muitas das suas especificações com o chip que dá vida às consolas de nova geração da Microsoft, a Xbox Series S e Series X.

Pois bem, é possível que este novo processador seja afinal um reaproveitamento! Do quê? De algumas unidades produzidas originalmente para as consolas de nova geração.



O Ryzen 7 4700S é um aproveitamento do APU das novas Xbox

AMD 4700S

Portanto, numa altura em que as consolas de nova geração são mais raras que o ouro, é estranho o aparecimento deste processador AMD 4700S. Mas vamos aos números!

O AMD 4700S é um processador com 8 núcleos e 16 threads, baseado na arquitetura Zen 2 de 7nm. Tem uma frequência boost de 4.0GHz, que curiosamente é superior às frequências boost das consolas de nova geração da Microsoft. Mas isto está muito provavelmente relacionado com o facto do iGPU deste APU estar desativado, o que permite enviar mais energia para o CPU propriamente dito.

Entretanto, ao nível da performance, o 4700S foi capaz de bater a performance do Intel Core i7-9700 em vários testes. Ficando pouco atrás do AMD Ryzen 7 4750G. Além disto, este 4700S lado a lado com uma RX 550, ficou à frente de um Intel Core i7 9750H lado a lado com uma RTX 2060 em vários testes de encoding.

Para dar força à teoria que este processador é afinal o APU pensado para a Xbox Series X. O vendedor do componente tem uma foto alusiva à consola de nova geração no anúncio.

Se não há stock de consolas de nova geração… Como é que alguns processadores estão a aparecer em mercados paralelos?

Na verdade, é muito simples. Para darem vida a uma das consolas da Microsoft ou da Sony, estes processadores têm de passar por testes de qualidade muito rigorosos. Caso chumbem, são postos de lado. Contudo, isto não significa que não possam ser utilizados noutros sistemas menos exigentes, por isso, acabam por ser reaproveitados.

Em suma, ninguém anda a roubar stock à Sony e Microsoft!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também