Amazon lança robô taxi que já circula e atinge 120 km/hora

Passaram aproximadamente seis meses desde que a Amazon anunciou a aquisição da startup Zoox que está especializada em veículos autónomos. Hoje, esta empresa resolveu lançar o seu primeiro veículo autónomo. No entanto seguiu um caminho diferente do habitual. A maioria das empresas tentam desenvolver veículos que terão um condutor. A Amazon quis desenvolver um veículo sem qualquer condutor a pensar em ambientes urbanos cheios de automóveis e de trânsito. Foi assim que nasceu o primeiro Zoox robô táxi da Amazon.

Amazon lança robô taxi que já circula e atinge 120 km/hora

O robô táxi tem apenas 3,63 metros de comprimento. Ou seja, é bastante compacto. Isto acontece porque não há bagageira ou um capô dianteiro que abrigue um motor mecânico sofisticado. Em vez disso, o Zoox robotaxi tem um design semelhante a uma cabine, em que quatro passageiros sentam-se frente a frente em pares.

Amazon robô táxi

O robô táxi, totalmente autónomo e elétrico, possui uma direção nas quatro rodas em que não há lado dianteiro ou traseiro. O veículo também não tem volante.

Apesar do seu tamanho compacto, o robô táxi da Zoox pode atingir velocidades de até 120km/h.

Ele é alimentado por duas baterias individuais que fornecem cerca de 16 horas de autonomia antes de necessitarem de ser recarregadas.

Assim, um único robô táxi deve ser capaz de realizar o trabalho de um dia inteiro antes de precisar de ser carregado.

Amazon robô táxi

Este veículo também possui algumas funcionalidades de segurança exclusivas para combinar com o seu design não convencional. Exemplo disso é um sistema de airbag especialmente desenvolvido para o design bidirecional. A Zoox diz que os quatro assentos recebem o equivalente a proteção cinco estrelas de segurança contra acidentes. Enquanto isso, a câmara, o sensor LIDAR e o sistema de radar fornecem um campo de visão de 270 graus de todos os quatro cantos do robô táxi. Ou seja, basicamente elimina os pontos cegos.

Amazon robô táxi

A startup de tecnologia revelou que os robôs já estão sendo testados em Las Vegas, San Francisco e Foster City na Califórnia conforme revela o site Gizmochina. Não sabemos é se já estão a levar passageiros ou não.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também