(Especial) Algumas fabricantes de SSDs estão a enganá-lo!

Quando decide comprar um novo SSD para o seu PC principal, é muito provável que já vá com uma ideia bem definida da performance que poderá esperar da drive no seu dia-a-dia.

No entanto, se calhar vai com uma ideia bastante errada! Sabe porquê? Algumas fabricantes estão a mudar os chips de memória bem como os controladores do SSD depois da primeira remessa de produtos ter sido lançada e analisada pela imprensa… Para aumentar as margens de lucro, claro está.



(Especial) Algumas fabricantes de SSDs estão a enganá-lo!

de ssds

Portanto, o muito reputado site Tom’s Hardware decidiu investigar o assunto, metendo a mão em 3 versões do mesmo SSD de várias fabricantes. Para ter noção da gravidade do assunto, temos casos em que a performance de cópia de ficheiros baixa 41% entre duas versões do mesmo SSD. Aliás, algumas revisões mais recentes nem são capazes de chegar à especificação de 3500/3000 MBps, como as revisões mais antigas.

Aliás, caso não saiba, a troca dos chips de memória de um SSD é uma prática cada vez mais normal no mercado. Mas agora, ainda mais grave que isto, é mesmo a troca do controlador destes chips… Algo que afeta seriamente a performance no dia-a-dia.

Num mundo perfeito, os componentes que dão vida a um produto, irão ser os mesmos durante todo o ciclo desse mesmo produto. No entanto, as coisas não funcionam assim, especialmente no caso de marcas que não produzem estes componentes. Ainda assim, temos de dizer que estas trocas nem sempre são negativas, visto que no passado a Samsung trocou alguns componentes do muito bem-sucedido 850 Evo, o que até resultou numa subida de performance. Mas regra geral, estas mudanças são quase sempre medidas de contenção de custos, o que claro está, tem um impacto na performance… Algo que muito provavelmente irá passar ao lado da grande maioria dos consumidores.

Para ter ideia de tudo isto, clique neste link para ver a análise completa do site.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também