Alertas SOS: As novidades da Google que salvam vidas


Por em

Em tempos de crise, o acesso a informação oportuna e útil é crucial. A trabalhar junto de especialistas formados e voluntários no terreno, a tecnologia desempenha um papel vital na disponibilização de informação para ajudar a manter as pessoas informadas. O Alertas SOS é um novo conjunto de funcionalidades na Pesquisa Google e no Google Maps para ajudar as pessoas a entenderem rapidamente o que está a acontecer e a decidir o que fazer durante uma crise.

Como funciona o Alertas SOS

No meio de uma crise, se fizer uma pesquisa rápida no Google pelo incidente ou pela respectiva localização, poderá ver um Alerta SOS no topo dos resultados. Aqui pode encontrar informação detalhada – principais histórias e mapas e, sempre que disponível, actualizações das autoridades locais, números de linhas de emergência, websites, e traduções de frases úteis. Dependendo da situação e da localização do utilizador, também é possível receber uma notificação no seu equipamento móvel que o direcciona para o Alerta SOS na Pesquisa. Desta forma, o utilizador estará a par do que se passa à sua volta.

Alertas SOS

Se estiver fora da zona afectada e caso pretenda saber informação. As pesquisas por termos relevantes (tais como o nome do evento ou a localização) vão também mostrar o Alerta SOS que disponibiliza informação minuto a minuto e as diversas formas que o utilizador pode ajudar, tais como oportunidades de donativos (quando aplicável).

Idêntico à Pesquisa Google, o Alertas SOS no Google Maps disponibiliza informação em tempo real sobre a situação da crise directamente no mapa se existirem alertas activos na área que está a visualizar. O utilizador verá um ícone específico no mapa e um cartão com mais informação sobre a situação de crise, tais como números de telefone e websites úteis. O mapa também inclui actualizações em tempo real, como estradas cortadas e actualizações de tráfego e trânsito.

Mais informações acerca deste projeto podem ser encontradas aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung Galaxy Note 8 terá zoom óptico de 3x

Samsung Galaxy A7 2018 apareceu no GFXBench

Seguinte