Alertar existĂȘncia de radares Ă© ilegal em Espanha… e em Portugal?

Segundo novas legislaçÔes, em Espanha, vai passar a ser ilegal alertar outros condutores da existĂȘncia de radares na via pĂșblica atravĂ©s de mensagens, chamadas telefĂłnicas, e claro, os icĂłnicos grupo de Facebook, WhatsApp, etc…

CĂĄ em Portugal Ă© igual? NĂŁo! Pode avisar quem quiser. Pelo menos por enquanto.

Alertar existĂȘncia de radares Ă© ilegal em Espanha… e em Portugal?

radar

Portanto, para quem acha que a caça Ă  multa Ă© uma coisa muito Portuguesa, bem, as autoridades de “nuestros hermanos” tambĂ©m gostam muito de multar os condutores que por lĂĄ circulam. É dinheiro “fĂĄcil” e que faz falta ao estado, tal e qual como em Portugal.

Por isso, como as redes sociais, bem como outras plataformas (como Ă© o caso do Waze) facilitaram imenso a troca de informação em tempo real, foi preciso combater a “coisa” de uma forma um pouco diferente e infelizmente feia.

Como? De forma muito resumida, com multas a sério para quem partilhar a localização de radares móveis. Podem chegar aos 20 mil euros.

Como funcionam as coisas em Portugal?

As coisas podem mudar no futuro, como Ă© Ăłbvio, especialmente se o exemplo Espanhol se espalhar por outros territĂłrios europeus.

Mas, em Portugal, de momento nĂŁo existe nenhuma lei que proĂ­ba informar outros condutores sobre a localização de radares mĂłveis ou fixos. Em vez disso, existe sim uma lei (Artigo 84.Âș, n.Âș 3 do CĂłdigo da Estrada) que diz que Ă© proibido instalar ou usar aparelhos que revelem ou perturbem o funcionamento de instrumentos destinados Ă  deteção ou registo de infraçÔes. (Como Ă© o exemplo dos detetores de radares que alguns condutores usam nos seus veĂ­culos, mas que tambĂ©m podem ser detetados pelas autoridades competentes.)

Por isso, se tem por hĂĄbito avisar os seus amigos e familiares de radares, pode continuar a fazĂȘ-lo. Pelo menos por enquanto. Eu vou continuar a marcar no Waze, e a fazer os clĂĄssicos sinais de luzes.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo na caixa de comentĂĄrios em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também