Alerta: Windows 10 lança update de emergência para corrigir erros

Nenhum sistema operativo está livre de problemas. É verdade que isto tem-se verificado mais recorrentemente com o Windows, mas até houve situações reportadas com o macOS e o Big Sur. No entanto, desta vez, todas as atenções estão viradas para a Microsoft. Tudo devido a um update de emergência lançado para o Windows 10. É que devido a um conjunto de patches que foram lançados em Janeiro e Fevereiro muitas máquinas começaram a encravar e a mostrar erros de ecrã azul. Por isso a Microsoft foi ultra rápida e já lançou uma atualização.

Alerta: Windows 10 lança update de emergência para corrigir erros

Mais concretamente, o novo update resolve as falhas introduzidas pelo KB4598298 e KB4601315. Este patch está a ser disponibilizado para os utilizadores afetados e resolve essencialmente problemas com o nwifi.sys. Ou seja, nota-se que é algo relacionado com as redes WiFi como refere o Windows Latest.

Normalmente este erro aparece quando o dispositivo está a acordar da hibernação.

Como ter acesso ao update de emergência?

Para ter acesso carregue no botão verificar updates. Assim se o dispositivo estiver afetado terá direito à atualização.

E se por algum motivo não recebeu o patch?

Como referi o problema das aplicações começou a verificar-se em quem instalou os updates KB4598299 e KB4598301 para as versões 20H2, 2004 ou 1909 do Windows 10. Aparentemente o problema das apps deve-se a uma alteração que foi feita no .NET Framework 3.5 e 4.8. Embora o objetivo fosse melhorar a geração de imagens as coisas correram mal e as queixas multiplicaram-se nos fóruns da Microsoft e Reddit.

É uma pena que isto esteja a acontecer, até porque as atualizações em questão são realmente importantes uma vez que corrigiam vários bugs e garantiam mais desempenho. No entanto, parece que nos habituámos a esta situação nos updates do Windows 10. É verdade que melhoram muitos pormenores, mas criam uma série de problemas adicionais.

Se sentiu algum problema e ainda não recebeu o patch então recomendamos que desinstale agora mesmo os updates KB4598299 ou KB4598301.

Para o fazer é bastante simples. Na pesquisa junto ao menu Iniciar escreva Painel de Controlo. Depois clique em Desinstalar um programa.

Windows 10 update emergência

Depois clique em ver atualizações instaladas. Aí procure pelo número do KB que pretende desinstalar.

É só dar um clique por cima dele e depois carregar em Desinstalar. Caso não queira estar a fazer isto então espero pele atualização que chega na próxima semana e que deve resolver bastantes coisas.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Como recuperar e ver passwords guardadas no Chrome

Já lhe aconteceu escolher uma password, passar a utilizá-la...

(Análise) Huawei Freebuds Pro 2: O bom ficou melhor

(Análise) Huawei Freebuds Pro 2 - Como dissemos na...

Windows 11: como verificar o seu tipo de conta

O Windows 11 permite criar contas com diferentes níveis...

Combustíveis: Gasolina desceu 40 cêntimos em 2 meses

Verdade seja dita, os combustíveis ainda estão muito longe...

Oppo e OnePlus banidas da Europa? Pode acontecer!

A Oppo e a OnePlus estão agora banidas no...
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.