Alerta WhatsApp: faça isto para ninguém roubar as suas conversas!

Há muitas novidades a caminho do WhatsApp. De facto, será mais fácil que nos tirem do castigo, caso sejamos banidos, vamos poder-nos juntar a chamadas de grupo sem necessidade de voltarmos a ser adicionados pelo administrador e temos o suporte para muitos dispositivos. Isto sem sem necessário o smartphone. No entanto, estas até podem não ser as funções mais importantes. Isto porque a grande novidade que pode utilizar desde já vai impedir uma coisa muito importante. Assim que instalar o novo update beta para o WhatsApp ninguém vai conseguir voltar a roubar as suas conversas.

Alerta WhatsApp: faça isto para ninguém roubar as suas conversas!

Curiosamente as conversas têm estado em perigo desde sempre. Isto ao contrário do que estamos a dizer em tempo real. Ora tudo aquilo que vamos falando está encriptado ponto-a-ponto. Ou seja, vai estando totalmente inacessível a terceiros. Isto quer seja através da aplicação no Android ou iOS, quer na versão web. No entanto esta segurança não chega aos backups. Pelo menos no caso da versão Android.

Ou seja, embora um atacante não consiga ter acesso ao que estamos a conversar, pode conseguir aceder ao histórico de conversas. Assim vai ler tudo o que falámos ou partilhámos com outras pessoas. Inclusivamente imagens, vídeos e documentos.

A nova versão beta corrige este problema. Ou seja, a mesma técnica utilizada para proteger as nossas conversas em tempo real serve também para garantir a segurança das conversas armazenadas e conteúdos multimédia.

Whatsapp roubar

O site WABetaInfo revela que isto já está presente na versão 2.21.15.5.

Mas como é que funciona este sistema que protege o histórico de conversação?

Bem, os utilizadores têm de escolher uma password. É ela que vai ser utilizada para encriptar os backups futuros. Entretanto sempre que quisermos restaurar o histórico temos de introduzir essa palavra-passe. No entanto há uma questão. É que se a perdermos ou esquecermos não vamos conseguir restaurar nada. Por isso muito cuidado.

Whatsapp roubar

Entretanto a password só pode contar dígitos numéricos e letras entre o a e o f. Entretanto a palavra-passe é privada e não é partilhada com outras empresas do grupo nomeadamente Facebook e Instagram.

Mais uma vez reforço a ideia de que não se podem esquecer da password.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também