Alerta WhatsApp: se responder a isto vai ficar sem a sua conta!

Há um novo esquema que se está a espalhar no WhatsApp e é um pouco diferente dos que têm estado a circular. É por ser tão perigoso que alertamos para que tenha muito cuidado. Até aqui a maioria das mensagens que surgem são ataques de phishing que têm o objetivo de roubar os seus dados. No entanto, esta é mais perigosa até porque chega dos seus próprios contactos do WhatsApp e se responder fica em sarilhos.

Alerta WhatsApp: se responder a isto vai ficar sem a sua conta!

Se receber uma mensagem de um amigo ou de um familiar, vai olhar para ela com mais confiança. Ou seja quebramos logo metade das defesas. O problema é que esta mensagem que começou a circular não é comum e pode ser utilizada para que se apoderem dos seus dados. Primeiro recebe uma SMS com um código e um link. A seguir recebe uma mensagem de um amigo ou familiar a pedir o código que recebeu por SMS. Se o enviar fica sem a sua conta do WhatsApp. O esquema está mesmo muito bem feito.

WhatsApp responder

Fonte

Agora eventualmente vai pensar. Como é que conseguiram o nome de uma pessoa que está na lista dos meus contactos. A resposta é simples. Porque essa pessoa já foi atacada e tinha-o a si na lista dela. Ou seja, isto é algo em cadeia que vai passando e roubando as contas pelo caminho.

Como sabe para aceder ao WhatsApp não há um email ou uma password. O WhatsApp envia um código OTP para o seu telemóvel e é assim que identifica a sua identidade. Se outra pessoa tiver acesso a esse código vai poder ficar com a sua conta e enganar os contactos que lá estiverem, incluindo amigos e família.

Se receber alguma destas mensagens não entre em pânico. Simplesmente não responda. Entretanto ligue ao amigo que supostamente enviou esta mensagem (não por WhatsApp, mas por chamada normal) e avise-o disto. A seguir ative a autenticação de dois fatores para não ter qualquer problema, nem agora nem no futuro.

Ativar a autenticação de dois fatores

Felizmente há uma solução muito simples para este problema e que passa pela ativação da autenticação de dois fatores. Não só nos vai proteger isto, como vai impedir que no futuro andem a ver as nossas mensagens.

Dito isto, o que necessita de fazer é carregar nos três pontos no canto superior direito e escolher definições.

WhatsApp responder

Depois tem de ir a conta e posteriormente escolher verificação de dois passos. Aí deve carregar em Ativar.

WhatsApp responder

Depois terá de digitar o código PIN de seis dígitos. É pedido quando registar o seu número de telemóvel no WhatsApp. Depois terá de voltar a introduzir o código que escolher para confirmar.

Posteriormente será também necessário indicar um endereço de email para poder repor o seu PIN caso se esqueça dele.

WhatsApp responder

Depois de fazer esses passos a verificação de dois passos estará ativada.

WhatsApp responder

Assim, este é um pormenor importante e que poderá impedir que a nossa conta caia em mãos erradas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office: há uma nova versão para insiders e já pode descarregar!

A Microsoft lançou uma nova versão do Office para insiders e já a pode e deve descarregar. Trata-se da Build 14517.20000 e está disponível para...

Conta Google: atenção se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!