Alerta! Bug no update do macOS Big Sur pode apagar tudo!

O macOS Big Sur da Apple foi lançado oficialmente em novembro de 2020. Desde o seu lançamento, tem havido várias atualizações (versões 11.1 e 11.2) para este sistema. No entanto, cada atualização parece vir com o seu próprio problema. De facto, está a fazer lembrar o Windows. Dito isto, a versão beta pública 11.3 já se encontra disponível para download, mas os relatos dos utilizadores falam de problemas depois de se atualizar o sistema. Aparentemente o portátil fica preso num loop interminável. Mas este não é o único problema!

Alerta! Bug no update do macOS Big Sur pode apagar tudo!

Apesar de a Apple ter afirmado oficialmente que a atualização requer 35.5GB de espaço em disco, a atualização do sistema continua a poder ser realizada quando o espaço do disco rígido do computador é insuficiente. No entanto, se o fizer, vai perder todos os dados. Mas para além disso o computador vai deixar de iniciar.

macOS Big Sur

Esta falha ocorreu nas betas do macOS Big Sur 11.2 e 11.3. Se atualizar o sistema com espaço insuficiente, o computador fica sem resposta e sem dados. Depois disto, os utilizadores vão necessitar de um segundo Mac para a recuperação.

O tamanho do pacote de instalação do macOS Big Sur é de cerca de 13GB, mas tem de garantir que, após o download do pacote de instalação, ainda existem 35.5GB de espaço livre no disco.

Entretanto há mais problemas, mas nas versões 11.1 e 11.2

macOS Big Sur

Desde dezembro do ano passado que tem havido vários relatos sobre problemas de conectividade após a instalação do macOS Big Sur. Mais especificamente no que diz respeito à ligação ao monitor externo. Mas neste caso há duas questões como refere o site GizChina.

O primeiro problema é que a porta USB-C não reconhece o ecrã externo. Ou seja, deixamos de o poder utilizar, o que para mim seria uma grande dor de cabeça. O mesmo com os ecrãs ligados por DisplayPort e HDMI.

macOS Big Sur

O segundo problema é que alguns monitores externos não funcionam a 4K 60Hz.

De acordo com estatísticas não oficiais, a maioria dos utilizadores que enfrentam este problema têm um MacBook Pro de 16 polegadas. No entanto, existem outros utilizadores de modelos diferentes que têm o mesmo problema. Neste momento ainda não existe solução.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub