Inicio Android Alerta! Última versão do Chrome está a apagar dados das Apps!

Alerta! Última versão do Chrome está a apagar dados das Apps!

Como referimos na Leak, a última versão do Chrome, o Chrome 79 começou a ser disponibilizado há alguns dias para diversas plataformas, incluindo computadores, smartphones e tablets. No entanto, há um grande problema relacionado com este lançamento. É que um bug tem vindo a dar origem a perda de dados em algumas aplicações que utilizam a funcionalidade do Android WebView.

Alerta! Última versão do Chrome está a apagar dados das Apps!

Eventualmente deve estar a pensar como é que é possível o Chrome apagar dados de outras apps. Bem, a resposta é simples. É que nas versões mais recentes do Android, o Chrome é o próprio WebView do sistema operativo. Ou seja, um componente que permite renderizar páginas web dentro das apps. Na prática, quando acede a uma página web dentro de um app ou utiliza um browser como o DuckDuckGo que não tem o seu próprio motor de renderização, o Chrome é responsável por carregar esses conteúdos. De facto, algumas aplicações Android funciona totalmente por cima do WebView. O Twitter Lite é um desses exemplos.

Mas como é que existe perda de dados?

Bem, uma das mudanças no Chrome 79 diz respeito ao local onde os dados são guardados. Ora, segundo um comentário que foi colocado na página de bugs do Chrome, os dados do armazenamento local e o WebSQL – duas formas de armazenamento utilizadas por apps web – não foram devidamente migrados.

Última versão do Chrome

Ou seja, quando os dispositivos recebem o Chrome 79, as aplicações web e que utilizam o webview ficam com os dados apagados. Embora os dados, possam estar tecnicamente intactos, uma vez que o Chrome não apaga os dados antigos, não existe forma de se aceder a eles.

Este problema está a afetar aplicações que não estão relacionadas com o Chrome. De facto, estas apps que ficam com os dados apagados estão a receber uma estrela na Google Play Store e muitos comentários negativos.

Ora para tentar colocar um travão neste problema, a Google colocou a distribuição automática do Chrome 79 para Android em pausa. Entretanto, será necessário avaliar-se qual a estratégia a seguir agora. Ou continuar a migração e mover os ficheiros perdidos para novas localizações, o reverter as alterações movendo os ficheiros migrados para as localizações anteriores.

Resta agora esperar pelo que a Google vai fazer. Uma coisa é certa. Se perdeu dados de alguma app, não remova essas aplicações, pois mais tarde deverá voltar a ter acesso.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

A nova PlayStation 5 tem um truque na manga!

Como deve saber, as consolas de nova geração trazem hardware muito poderoso para cima da mesa, o que claro está, vem acompanhado com novas...

Apple Watch 6 pode dar-lhe um grande susto! Mas tenha calma…

A Apple já apresentou ao mundo o Apple Watch Series 6 e uma das grandes novidades é a presença de um Oxímetro. Na prática,...

Spotify pode abandonar o iPhone? Entenda as razões!

Os tempos estão complicados para a Apple. Um desentendimento com a Epic Games devido às compras no Fortnite está rapidamente a escalar e a...

FM21 já foi anunciado! O que esperar do novo jogo?

Football Manager é sem dúvida nenhuma um dos jogos de futebol mais jogados e adorados em várias plataformas. Afinal de contas, devido ao seu...

Galaxy S20 FE vs Galaxy S20: Qual é a grande diferença?

Como deve saber, temos um novo Galaxy S20 no mundo dos smartphones! Estamos a falar do Galaxy S20 FE (Fan Edition), um aparelho que...