Alerta! Atenção a esta SMS que vem em seu nome! Apague

Os esquemas estão a ficar cada vez mais inteligentes e por esse motivo todo o cuidado é pouco. É que neste momento até já recebemos SMS perigosas que para tornar tudo mais credível vêm em nosso nome. Deste modo é muito mais difícil cairmos. De facto, até as pessoas mais habituadas a estas andanças podem ser enganadas com facilidade. Dito isto, tenha mesmo atenção a esta SMS que vem em seu nome e não clique em nenhum link por nada!

Alerta! Atenção a esta SMS que vem em seu nome! Não abra

Qual é a coisa que mais nos leva a carregar em algo? Pouparmos e não gastarmos dinheiro. Dito isto, tudo começa com um aviso que vem em seu nome e diz Obrigado (o seu nome), está a assinar o Durgames por 25 Euros por semana. Entretanto temos um link para cancelar.

- Publicidade -

Claro que ao recebermos uma mensagem com o nosso nome e que ainda por cima nos diz que vamos passar a pagar 25 Euros por semana o nosso primeiro impulso é carregar no link para sairmos desse serviço de valor acrescentado. A questão é que a mensagem em falsa e esse site Durgames apenas aloja o esquema e uma cópia que fizeram do site fidedigno Sonsaur Games. Ou seja, foi tudo feito com todo o cuidado do mundo para cairmos no esquema.

Claro que seguindo o link acontecem duas coisas. Ou temos de introduzir o nosso número de cartão de crédito para cancelar os pagamentos ou então temos de fazer um download que irá permitir a remoção do serviço. Aconteça o que acontecer o fim é o mesmo. Ficamos sem dinheiro e sem os nossos dados.

É por esse motivo que temos de ter muito cuidado.

O número de onde chega a mensagem

Antes de pensar em culpar o número de onde chegou a mensagem, atenção! É que na maioria dos casos são também vítimas que foram infetadas e enviaram a SMS para todos os contactos sem saber.

Como é que o nome vem nesta SMS?

Das duas uma ou a SMS chega de alguém que tem o seu contacto ou então tudo se deve aos últimos roubos de dados que têm ocorrido. O número está numa base de dados associada ao seu nome e a partir daí é simples. Seja como for, o que deve certificar-se é que apaga mesmo a mensagem.

Embora não tenha sido possível ainda confirmar é provável que seja mais um ataque de um vírus chamado Flubot. 

Tem a particularidade de afetar apenas smartphones Android. Assim quem tem um iPhone pode estar descansado.

android, jornalistas spyware ativistas, sms com vírus

A primeira forma de proteção é garantir que o seu smartphone Android está configurado para não permitir a instalação de apps provenientes de programadores desconhecidos. De facto isto é um forma muito eficaz de fechar a porta a muitas ameaças. Aliás é por esse motivo que as ameaças mais recentes lhe dizem para desativar esta função.

Android atualizar o smartphone, Android SMS Falsa

No caso do Android 8 ou superior tem de ir a Definições, Apps, Acesso Especial, Instalar apps desconhecidas. Certifique-se que esta opção está desativada. A forma de lá chegar pode variar de acordo com a interface que estivermos a usar. No caso do Android 7 e versões anteriores temos de ir a Definições, Segurança e certificarmo-nos que a opção fontes desconhecidas está desativada.

Carregou no link que vem na SMS? Calma

Se carregou no link que vem na mensagem de texto mas não descarregou qualquer app nem introduziu dados a boa notícia é que não está em risco. Caso seja mesmo o Flubot só é ativado assim que descarrega a app ligada ao link no pop-up. O link na SMS só o leva para a janela que tenta convencer a descarregar a aplicação perigosa. Seja como for as agências de segurança recomendam que altere as suas palavras-passe, mesmo que tenha carregado apenas na SMS e seguido o link sem instalar nada.

Se por algum motivo deu um clique na ligação e descarregou a aplicação maliciosa, pode fazer um restauro de fábrica completo ao seu smartphone ou restaurar tudo a partir de um backup não infectado.

Depois convém que faça algumas coisas para acabar com as SMS com vírus. Por exemplo, certifique-se de mudar as passwords de todas as contas que tinha ligadas no seu smartphone. Todas as redes sociais, apps que o requerem, tudo. Veja também os extratos do cartão de crédito para perceber se houve algum movimento suspeito.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.